2024: mais um ano de conquistas para o Grupo Besouro
17 mil alunos formados no Meu Trampo, uma das muitas conquistas do Grupo Besouro em 2024
O Grupo Besouro conclui 2024 com seu portfólio de projetos ainda mais robusto e novos reconhecimentos por levar o conhecimento empreendedor a quem precisa. O ano foi marcado pelo fortalecimento de vínculos que já existiam, mas também pela formação de novas alianças, dentro e fora do Brasil, para a condução de iniciativas vinculadas a dois pilares de atuação: Educação Empreendedora e Educação para o Futuro do Trabalho.
Analisar o que foi feito permite à organização saber o quanto ela avançou e onde está, bem como projetar o que ainda pode ou deve ser colocado em prática para assegurar a manutenção da sua trajetória de crescimento. Cada experiência vivida em 2024 representou uma oportunidade de aprendizado e de partilha e será catalisador para que o Grupo Besouro, seus profissionais e seus alunos voem ainda mais longe em 2025.
O primeiro maker agro do Brasil
Uma das principais novidades do Grupo Besouro no período concretizou-se no meio rural brasileiro, com o lançamento do Agro Maker, programa que teve sua primeira turma formada em Cáceres (MT), município protagonista nas agricultura e pecuária nacionais. Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a iniciativa permite a jovens acessar conhecimentos e tecnologias indispensáveis para empreenderem no campo e para ampliarem suas chances de emprego no setor, de maneira a fazer dele forte e próspero por meio da incorporação de inovações e soluções que proporcionam produzir e maneira eficiente e mais limpa.
O Agro Maker incorpora as bem-sucedidas experiências acumuladas pelo Grupo Besouro em projetos como Edu 4.0 e Espaço da Juventude, mas de forma adaptada ao campo. Ou seja, ele capacita os participantes com habilidades técnicas e comportamentais pertinentes ao mercado de trabalho vinculado às atividades agropecuárias e inovações agrícolas. Os alunos aprendem sobre finanças agrícolas, produção sustentável, permacultura, pilotagem de drones, técnicas de cultivo e manejo, empreendedorismo rural, entre outros, em um curso de 300 horas, com atividades presenciais e remotas.
Transformação social
Em 2024, o projeto Espaço da Juventude, no Rio de Janeiro, chegou à marca de 20 mil alunos atendidos nas sete unidades espalhadas pela capital fluminense.
Em São Paulo, o Meu Trampo atingiu números marcantes, superando todas as metas estabelecida. Com 20 mil inscrições apenas este ano e 31.263 entre 2023 e 2024, o Meu Trampo alcançou 156,3% da meta de inscritos. Ao longo dos últimos dois anos, mais de 17 mil alunos foram capacitados em 688 turmas espalhadas por toda a São Paulo, consolidando o impacto social do projeto nas regiões periféricas da cidade.
Esses números não são apenas números: são vidas. Milhares de jovens e adultos com a chance de transformar suas realidades e seu futuro graças ao trabalho do Grupo do Besouro. São marcos que reforçam a crença de que a educação empreendedora e a educação para o futuro do trabalho são ferramentas de transformação social.
Inclusão e diversidade
Cáceres (MT) recebeu a Besouro também em outro projeto, o Fronteira de Oportunidades, cujo foco é capacitar para o empreendedorismo. O destaque foi a primeira turma composta apenas por pessoas surdas já atendida pela Besouro. Aproximadamente 100 alunos acompanharam as aulas em Libras e, assim, ampliaram as suas chances de abrir ou qualificar negócios e buscar a independência financeira.
A missão do Grupo Besouro de levar conhecimento a quem mais precisa, independentemente de perfil e condições socioeconômicas foi reconhecida em 2024 com o selo Abdias do Nascimento. O selo é concedido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda da cidade do Rio de Janeiro (RJ) a organizações que promovem a inclusão, a diversidade e a redução de desigualdades. Na categoria Etária, brilhou o projeto Espaço da Juventude, dedicado a jovens de 15 a 29 anos, e conduzido pelo Instituto Besouro. Na categoria Gênero, a distinção foi conferida à Agência Besouro pelo trabalho realizado com a Turma Arco-Íris, voltada à população LGBTQIA+ dentro do programa Empreenda.Rio.
A universalidade da linguagem empreendedora e a certeza de que ela carrega poder de transformar a vida das pessoas e a sociedade faz com que o Grupo Besouro seja demandado também no exterior. Em 2024, dois novos países africanos entraram para a lista de atuação internacional do Grupo, que já capacitou pelo menos 750 pessoas na África desde 2021. Neste ano, 103 empreendedores da Nigéria e da Libéria, com idades entre 18 e 30 anos, aprenderam sobre empreendedorismo por intermédio dos projetos Nigeria Youths Entrepreneurship for Development (NIYED) e Liberia National Youth Mentorship and Empowerment Project (LNYMEP), em parceria com a Global Peace Foundation Brazil.
Educação empreendedora para jovens estudantes
No Brasil, por sua vez, adolescentes da cidade de Queimados (RJ) foram os primeiros atendidos pelo Grupo Besouro em oficinas de educação empreendedora a partir de materiais pedagógicos elaborados com uma linguagem formatada especialmente para sua faixa etária com o projeto Aventura Empreendedora. Durante dois meses e meio, alunos de 13 a 15 anos acompanharam oficinas semanais com livros, vídeos e games focados na consciência empreendedora, mas também para orientá-los sobre educação financeira e incentivá-los a estudarem cada vez mais e com mais vontade. Ao final das aulas, a turma apresentou projetos individuais ou coletivos que desejam pôr em prática. A Aventura Empreendedora foi uma doação do Instituto Besouro ao município de Queimados.
O Grupo Besouro também foi parceiro do poder público no Rio Grande do Sul, na condução do Avança Mulher Empreendedora, uma iniciativa que visa a impulsionar o talento de empreendedoras gaúchas em situação de vulnerabilidade. Quinhentas mulheres de 16 comunidades periféricas de Porto Alegre e Canoas (RS) serão capacitadas com a metodologia By Necessity. A realização do projeto foi ainda mais significativa em razão da ajuda que ele representa a quem sofreu com o pior desastre climático vivido pelo Rio Grande do Sul, as inundações que atingiram o estado em maio de 2024. A presença da Besouro no programa acontece por intermédio de aliança com a Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS) e com as Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado do Rio Grande do Sul.
#VoaBesouro: onde estivemos em 2024
O Grupo Besouro esteve em importantes eventos realizados no país em 2024. Neles, apresentou suas realizações e contribuiu com os conhecimentos acumulados por seus profissionais nos programas que cria e/ou desenvolve.
Na maior metrópole brasileira, São Paulo (SP), marcou presença na Expo Favela Innovation, feira de negócios cujos expositores são empreendedores de comunidades populares/periféricas. O Grupo montou um estande sobre o programa Meu Trampo é Empreender, conduzido em conjunto com a prefeitura de São Paulo. O projeto também foi tema de um debate mediado pelo presidente da organização, Vinicius Mendes Lima.
Também em São Paulo, o Grupo Besouro participou de um dos encontros do Y20, que reuniu centenas de jovens comprometidos com temas indispensáveis para o futuro no planeta. O evento é caracterizado como um espaço para o intercâmbio de perspectivas, experiências e ideias para a solução de desafios enfrentados pelas gerações mais novas globalmente. Essa toca serve para compilar e formatar ideias e propostas que, posteriormente, foram levadas à reunião do G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) neste mês de dezembro.
Na citada cidade maravilhosa, por sua vez, foram destaque as presenças do Grupo Besouro no Festival Led - Luz na Educação, em junho, e no lançamento do Decola Cria, em setembro. O primeiro evento, promovido pela Globo, chegou à sua terceira edição, e recebeu mais de 6,5 mil em dois dias. Foram 133 horas de programação em seis palcos, com um total de 256 palestrantes, 36 artistas e jornalistas, e ativações de 33 parceiros externos. Um dos itens da programação foi o debate sobre o futuro do mundo do trabalho e as juventudes brasileiras, de que Vinícius Mendes Lima participou ao lado de Guilherme Rosso (Jovem Delegado do Brasil para o Y20) e Mara Cristina Pane (Fundação Bradesco).
Já o lançamento do Decola Cria colocou em marcha o programa de longo prazo que pretende garantir a pelo menos 10% dos jovens em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro (RJ) mais e melhores oportunidades de educação, de trabalho e de vida. A iniciativa, articulada pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), introduz no município – e de forma adaptada ao contexto local – a The Global Opportunity Youth Network (GOYN), rede que congrega múltiplos stakeholders dispostos a buscar soluções colaborativas para promover impactos coletivos em benefício de jovens que estão fora da escola, desempregados e/ou trabalhando em empregos informais.
Visualizações