Alunos de escola pública em Queimados embarcam no projeto Aventura Empreendedora

16 de outubro de 2024 - 0 min pra ler

Alunos de Queimados durante a primeira aula da Aventura Empreendedora 

 

Começaram no município de Queimados, na Baixada Fluminense, as atividades do projeto Aventura Empreendedora, primeira iniciativa de empreendedorismo do Grupo Besouro voltada para o público adolescente. O projeto é uma doação do Instituto Besouro ao município, onde muitos pontos ainda não possuem acesso à telefonia móvel e internet e grande parte da população vive em situação de vulnerabilidade social.

Durante dois meses e meio, 33 alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Santo Expedito, com idade entre 13 e 15 anos, vão participar de oficinas semanais de educação empreendedora. Ao final das aulas, eles vão apresentar projetos que desejam colocar em prática na no âmbito pessoal ou coletivo, como conseguir uniformes para os times de esportes da escola.

O objetivo da iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Queimados, é levar consciência empreendedora e educação financeira para a vida dos jovens, além de ajudá-los no seu desempenho escolar. Segundo Marcos Vinícius Martins, Gestor Pedagógico do Grupo Besouro, a ideia do projeto surgiu da visão de que mesmo na adolescência já é possível desenvolver uma consciência empreendedora. “Empreendedor é a pessoa que tem capacidade de resolver problemas da sociedade à sua volta. Os adolescentes já veem os pais fazendo compras, organizando a vida, e muitas vezes eles mesmos já têm alguma verba, algum dinheiro, que precisam administrar. Então é importante dar a eles a oportunidade de refletir sobre gastos e custos que fazem parte do seu dia a dia, além da chance de desenvolver a capacidade de resolução de problemas”, explica o gestor.

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Projeto foi concebido para despertar a consciência empreendedora entre adolescentes

Para alcançar esse objetivo, as oficinas contam com material especialmente criado para o público dessa faixa etária, com adaptação da linguagem e do conteúdo da metodologia By Necessity. As aulas teóricas foram transformadas em oficinas para transmitir os principais conceitos da metodologia, lançando mão de estratégias visuais e tecnológicas como vídeos e games para garantir o interesse e participação dos adolescentes.

Durante os encontros, os alunos são estimulados por meio de atividades de leitura, reflexão, apresentação e pitch de vendas, que vão aprender a usar para defender suas ideias de negócios. “Através dessas atividades, queremos desenvolver a consciência empreendedora dos alunos. Além de ser um aprendizado importante para toda a vida, porque eles vão se tornar jovens que conseguirão avaliar de forma mais madura suas possibilidades e escolhas, vários elementos trabalhados durante as oficinas vão servir também para apoiar e potencializar seus resultados na educação regular”, avalia Martins.

Jeniffer de Oliveira Leal, de 14 anos, é uma das alunas que está animada em participar das oficinas. Ela é bailarina e acredita que a oportunidade pode ajudá-la a realizar seu sonho de ter sua própria escola de dança no futuro. “Eu amo a dança e quero passar essa paixão para outras pessoas”.

Segundo Marcos, a receptividade dos alunos tem sido positiva. “Eles estão muito interessados. Já nas primeiras aulas temos trabalhado em duplas e grupos para que possam se apoiar, trazer um pouco das suas ideias, da realidade das suas famílias e sua história de vida. E isso tem sido muito rico”.
 


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