Pesquisa e análise de dados
Compreender o impacto das nossas ações é essencial para aprimorarmos o trabalho executado, bem como para ampliar as iniciativas assertivas. É por isso que, por meio de pesquisa e análise de dados, buscamos contribuir com novas descobertas, gerando conhecimento e a criação e execução de políticas públicas.
O trabalho de análise de impacto é dividido em três etapas com desdobramentos internos:
1 - Coleta dos dados primários, momento que inclui: planejamento estratégico da metodologia a ser utilizada, indicadores sociais utilizados e posterior confecção e aplicação dos questionários.
2 - Tratar e preparar as informações coletadas para as análises, o que abrange também limpar bases de dados e programá-las para fornecerem informações em conjunto.
3 - Início da análise dos dados em si e entrega dos resultados por meio de gráficos, tabelas e relatórios.
Os indicadores a serem coletados em geral são: faixa de renda, fonte de renda, se possui ou não auxílio governamental, ramo de atuação, empreendedorismo, nível de escolaridade, habitação, forma de divulgação de seu negócio, atuação em redes sociais, hábitos de saúde e consumo, desenvolvimento humano e autonomia, expansão das suas capacidades e possibilidades monetárias, entre outras, conforme o questionário aplicado, definido previamente.
Tais indicadores são acompanhados em sua flutuação ao longo dos cursos para podermos inferir sobre mudanças e impactos (positivos ou negativos) na vida dos participantes.
Além dessa metodologia quantitativa empregada, por vezes também utilizamos técnicas qualitativas, como entrevistas em profundidade, a fim de captar informações mais específicas e complementar os indicadores.