União em favor de mulheres transformadoras

18 de setembro de 2024 - 0 min pra ler

No último mês de agosto, 22 alunas em Porto Alegre (RS) e 18 em São José do Rio Preto (SP), separadas por mais de 1,5 mil quilômetros, participaram, simultaneamente, de duas turmas do projeto Mulheres Transformam, iniciativa criada pelo Vakinha, maior site de vaquinhas e de doações online do Brasil, e que tem a colaboração da Besouro. As atendidas na ação foram convidadas a integrar capacitações em que têm contato com ferramentas que poderão contribuir para que adquiram mais condições de deixarem para trás quadros de vulnerabilidade social e rumem à independência financeira e a cenários em que consigam sustentar suas famílias e viver com dignidade. Em 2023, o Mulheres Transformam já havia atendido 300 alunas no Acre. 


A priorização do público feminino é facilmente explicável em razão de, no Brasil, 68% das pessoas em situação de pobreza serem mulheres. Mesmo assim, elas são as responsáveis pelo sustento de 45% dos lares nacionais, de acordo com dados do Vakinha. Dessa forma, de maneira alinhada ao que preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto pretende ajudar as participantes a acessarem recursos econômicos, serviços básicos e redes de proteção social. Isso tudo impacta positivamente nos sentidos de incrementar a igualdade de gêneros de forma particular e de reduzir a desigualdade social de forma geral, bem como fomenta o trabalho decente e o crescimento econômico. 


Capacitações 


Os cursos oferecidos pelo projeto Mulheres Transformam compreendem um de empreendedorismo e outro dedicado ao tema de financiamentos coletivos. O primeiro, já concluído pelas participantes – ele aconteceu entre 19 e 23 de agosto – certifica as alunas na metodologia By Necessity, proprietária da Besouro, que aborda de forma prática e acessível temas essenciais para criação ou melhor gestão de pequenos negócios. O conteúdo inclui, por exemplo, análise de contexto, construção de conceitos de produtos ou serviços, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas e fluxo de caixa. 

Alunas da turma de Porto Alegre durante a semana de aulas presenciais.jpeg
Alunas da turma de Porto Alegre durante a semana de aulas presenciais

Após a finalização do período de aulas, as beneficiadas contam com 90 dias de consultoria individual e coletiva prestada por especialistas para tirarem dúvidas e receberem orientações, o que favorece a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e as definições e/ou as correções de rotas para aumentar as chances de sucesso dos empreendimentos. “A formação visa não apenas à capacitação em si, mas também à criação de uma rede de apoio e conexão entre mulheres empreendedoras, o que ajuda a fortalecer o empreendedorismo feminino”, ressalta Vinicius Mendes Lima, idealizador da metodologia By Necessity e Presidente da Agência Besouro.


Já a segunda capacitação prevista o Mulheres Transforma será dedicada especialmente a integrantes dos institutos Ascendendo Mentes, sediado na capital gaúcha, e Nação Valquírias, em São José do Rio Preto, e deverá transcorrer no mês de outubro. “As duas organizações fazem um trabalho social muito importante nas comunidades que estão inseridas, e a maioria das alunas inscritas no projeto Mulheres Transformam já participou de outras ações nas mesmas ONGs, sobre assuntos como cidadania, inclusão digital, entre outros”, descreve a coordenadora da iniciativa, Danielle Trevizan. 


Segundo ela, a parceria entre Vakinha e Besouro é ótima e há a expectativa de que ela se renove para a formação de novas turmas no próximo semestre. “Até agora o balanço do projeto é muito positivo, pois conseguimos atingir mulheres em situação de vulnerabilidade e que têm com muita vontade de aprender. A partir da capacitação elas adquirem saberes e bases para abrirem os seus pequenos negócios e mudarem de vida”, amplia Danielle. 
 


 


Visualizações