Uma nova By Necessity para novos tempos

28 de abril de 2025 - 0 min pra ler

A atualização da metodologia reflete novas tendências e mudanças no campo do empreendedorismo e começará a ser aplicada em 2025

 

A By Necessity, metodologia criada pelo presidente do Grupo Besouro, Vinicius Mendes Lima, e principal alicerce dos cursos que a organização oferece no pilar de educação empreendedora, passou por um processo de atualização para acompanhar novas demandas do empreendedorismo – e para seguir cada vez mais pertinente a quem aprende com ela.

“Acredito que essa renovação é um movimento tão natural quanto importante. Ao realizá-lo a gente coloca em prática inclusive alguns atributos do próprio empreendedorismo, como os de identificar e aproveitar oportunidades de melhoria permanentemente, de antecipar problemas e demandas, de lançar mão de novas soluções e de perseguir a otimização de recursos e processos”, resume o Vinicius, o “pai” da By Necessity.

A By Necessity já beneficiou mais de 172 mil pessoas em 28 países ao disseminar conhecimentos teóricos e orientar, de forma prática, futuros e atuais donos de pequenos negócios sobre como começar ou aprimorar seus empreendimentos com baixo ou nenhum investimento inicial. A metodologia foi elaborada por Vinicius em meados dos anos 2010, a partir de suas imersões em favelas cariocas e de Buenos Aires. Essa experiência reforçou sua certeza do forte potencial econômico dessas comunidades, além de evidenciar que, sabendo o básico sobre administração, os micros e pequenos empreendedores teriam muito mais chances de ver seus negócios prosperando. “Sempre reforço que a By Necessity nasceu nas comunidades menos favorecidas e é feita para elas, especialmente. Essa essência sempre será preservada, mesmo que a gente realize adaptações ou mudanças”, amplia o presidente da Besouro.

O processo de atualização

O trabalho de atualização da metodologia exigiu mais de um ano de dedicação da equipe pedagógica do Grupo Besouro. “O que motivou esse processo foi a percepção sobre a necessidade de a gente continuar a ter uma comunicação clara e objetiva com os públicos que atendemos, até em razão de a atuação da Besouro ter ganhado uma escala muito maior nos últimos anos. Essa mudança se fez necessária também para acompanharmos tendências de inovação e competências empreendedoras e, assim, termos um material que continue fazendo sentido para os alunos”, detalha Marcos Martins, gestor pedagógico do Grupo Besouro, um dos profissionais que liderou a revisão.

Para definir as alterações, a equipe buscou informações, feedbacks e sugestões com facilitadores, alunos e outras pessoas que já haviam participado, de alguma forma, da aplicação da metodologia. “Ou seja, apuramos o que as pessoas diretamente envolvidas com a By Necessity visualizavam como oportunidades de melhoria, que caminhos enxergavam como os mais adequados nos dias de hoje”, acrescenta Marcos. Outra ação com esse intuito foi buscar visões de empreendedores de destaque na atualidade, por sua capacidade de networking e por serem referência em comunicação. 

Cópia de WhatsApp Image 2025-02-07 at 15.15.37 (1) (1).jpeg
A atualização da metodologia ouviu alunos e facilitadores para implementar melhorias condizentes com a experiência em sala de aula

O que mudou

Uma parte importante de temas e conceitos que já eram abordados na metodologia permanece presente. “Conteúdos sobre networking, custos fixos e variáveis e precificação continuam na By Necessity, ainda que renovados, para que reflitam melhor a realidade dos alunos e sejam mais compreensíveis para eles”, garante Marcos.

Outros elementos foram adicionados, como uma maior atenção às atividades empreendedoras na área de serviços, oferecendo melhores subsídios para quem deseja entender mais sobre os insumos necessários e precificação nessa área. “Também trouxemos novos conceitos à metodologia. Um deles o de MVP (Minimum Viable Product), ou “produto mínimo viável”, em português, para que os alunos entendam qual a quantia necessária para começarem seus negócios. Muitas vezes, os empreendedores acham que precisam de um investimento alto para começar, mas em muitos casos isso não é verdade”, avalia o gestor.

Outro conceito que passou a ser abordado é o de pitch de vendas, que consiste em aprimorar a forma como o aluno apresenta seu produto ou serviço e, a partir disso, melhorar suas vendas, capacidade de convencimento e engajamento dos clientes. A intenção é reforçar a mensagem de que não basta ter um ótimo produto ou serviço – é preciso saber apresentá-lo.

As novidades – e o material pedagógico que nasceu com elas – já foram testadas entre a equipe que participou do processo de atualização da By Necessity e em grupos focais. Diante dos bons resultados obtidos, a nova versão da By Necessity já começará a ser aplicada a partir de maio de 2025 em novos cursos e projetos para ajudar os empreendedores a voarem cada vez mais longe e mais alto.


Visualizações