Um empreendimento que já estava em casa

21 de fevereiro de 2024 - 0 min pra ler

Descobrir o potencial de cada empreendedor e vislumbrar possibilidades de negócio a partir do cotidiano dos alunos estão entre os objetivos das capacitações oferecidas pela Agência Besouro. A ideia é mostrar que, com organização e dedicação, é possível dar vida a um novo empreendimento com zero ou baixo custo. E foi a partir do programa Decola Jovem, realizado em parceria com o Instituto BAT Brasil, que a Besouro conseguiu impulsionar a veia empreendedora de Simone Tavares. A aluna de 49 anos viu o anúncio sobre o curso no perfil da Biblioteca Parque, da cidade do Rio de Janeiro (RJ), espaço público que, além de um acervo de mais de 200 mil livros e pelo menos 20 mil filmes, abriga oficinas, laboratórios, plataformas multimídia e uma diversidade de linguagens artísticas. 

“Comecei a empreender depois do curso, que deixou claro que eu tinha um negócio em mãos e que ele poderia render algum dinheiro”, descreve Simone, que após a capacitação decidiu abrir o Loft Tavares, um negócio de aluguel temporário do apartamento que ela possui no coração da cidade do Rio de Janeiro, no lindo e altamente demandado bairro da Lapa. 

“A verdade é que esse segmento me escolheu e não o contrário. Eu loco o imóvel em qualquer dia, mas preferencialmente em finais de semanas e feriados. Também alugo por período mensal”, detalha a empreendedora, que anuncia o apartamento por meio do Instagram, mas também de plataforma especializada nesse tipo de transação. Seus principais clientes, é claro, são pessoas interessadas em visitar e conhecer mais da cidade maravilhosa, principal cartão-postal do país.

O Loft Tavares, que hoje é uma das fontes de renda de Simone, foi, antes, moradia da administradora que, durante 18 anos, atuou em uma empresa, com carteira assinada. Hoje ela mora em outra cidade, a serrana e historicamente marcante Petrópolis (RJ). De lá, planeja e executa as atividades relacionadas ao empreendimento, com a ajuda pontual do seu noivo, da sua mãe e dos porteiros do prédio onde está a unidade. “Uns me auxiliam a pensar e outros a realizar as tarefas quando estou longe”, explica.

Simone diz estar feliz com a fase empreendedora, inaugurada graças ao Decola Jovem. “O curso me capacitou para isso e despertou em mim a felicidade e a percepção de que eu poderia fazer acontecer. Deu-me um novo horizonte e ânimo para me dedicar ao que é meu”, garante ela, que quase desistiu de frequentar as aulas antes mesmo de iniciá-las.

Isso porque quando se inscreveu para o curso, a administradora ingressou também em um grupo de Whatsapp que reunia os demais participantes. “Vi que todos faziam alguma coisa e pensei que eu não teria nada a contribuir, pois não realizo nenhum trabalho manual, não faço vendas. Assim, fui mais como curiosa e pensava que pararia na primeira aula. Mas acabei surpreendida com a troca de informações entre os participantes. Havia desde pessoas já bem-sucedidas a iniciantes, mas todos estavam ali dispostos a aprender, se capacitarem e a melhorarem seus negócios. Foi um fator determinante para eu seguir. Desde o começo as aulas foram superdinâmicas, me senti incluída na turma e assim nasceu o meu empreendimento”, descreve a dona do Loft Tavares que destaca, entre os atrativos do imóvel, a localização, o preço justo, os móveis novos e confortáveis e o conjunto de soluções/facilidades completas à disposição dos hóspedes. Some-se a essa lista de diferenciais, ainda, a comunicação efetiva e transparente que Simone faz questão de manter com os clientes, e um mimo que ela faz questão de oferecer a eles. Dentre suas ambições estão conseguir adquirir outro imóvel para ampliar seu negócio e, com isso, conseguir também realizar seu sonho de conhecer San Giovanni Rotondo, uma comuna italiana da região da Puglia, na província de Foggia.

Foi nas aulas do Decola Jovem, balizadas pela metodologia By Necessity, que Simone diz ter aprendido tudo o que sabe sobre empreender. “Não sabia nada sobre marketing, sobre precificação.... não sabia nem como responder às perguntas do card”, conta ela. Ela descreve que a cada novo exercício realizado descobria que poderia fazer seu negócio dar certo. “O material didático e o conteúdo são sensacionais e vale a pena, depois, rever todas as explicações”, indica.

“Estou orgulhosa do meu empreendimento e depois do curso aprendi a enxergá-lo como um meio para ter prazer ao fazer coisas que gosto, como receber pessoas de diversos países, falar em idiomas diferentes e etc. Estou surpresa comigo mesma com o meu avanço”, define.

Foto de capa: Freepik


Visualizações