Qualifica SP – Empreenda: projeto com foco em inovação beneficiou mais de 170 empreendedores paulistas

21 de janeiro de 2025 - 0 min pra ler

Primeira turma do Qualifica SP – Empreenda, realizada em Ribeirão Preto, em 2023

 

Um projeto para capacitar e empoderar cidadãos paulistas para o empreendedorismo, oferecendo qualificação técnica e profissional para ajudar a desenvolver negócios sustentáveis e inovadores. Esse é o objetivo do Qualifica SP – Empreenda, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e executado pela Agência Besouro entre agosto de 2023 e dezembro de 2024.

Foram realizadas cinco turmas em São Paulo (capital) e nas cidades de Ribeirão Preto e Guariba, no interior do estado, beneficiando 175 empreendedores. A oportunidade foi oferecida a empreendedores formais ou informais com interesse em desenvolver habilidades para melhorar a gestão e aumentar o faturamento dos seus negócios. Entre eles, empreendimentos na área de alimentação e prestação de serviços até iniciativas no segmento cultural e das artes plásticas.

De acordo com Milton Campos de Barros, coordenador de projetos da Besouro, a diversidade contribuiu para o crescimento dos empreendedores. “Embora fossem alunos que começavam a embarcar no empreendedorismo e precisavam se desenvolver, todos traziam uma experiência de vida muito rica. E o projeto conseguiu aproveitar isso muito bem, a ponto de empoderá-los para compartilharem seus conhecimentos e contribuírem uns com os outros”, avalia.

Uma das alunas foi Anna Lissa Campos, enfermeira de 25 anos, natural de Ribeirão Preto, que resolveu mudar de área. Ela conta que, desde a graduação, nunca conseguiu se identificar com a área clínica. Então, resolveu unir habilidades que já tinha, como o artesanato, com os novos conhecimentos adquiridos na faculdade para começar a empreender e inovar.

Anna criou uma loja online para venda de materiais didáticos feitos em crochê para profissionais da enfermagem. Fez vários cursos na área de gestão e passou a trabalhar como consultora de desenvolvimento de startups na área de saúde no Supera, Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto mantido pela Universidade de São Paulo.

Foi com toda essa bagagem que Anna chegou à capacitação da Besouro e, mesmo assim, se surpreendeu com os diferenciais do curso. Para ela, os principais foram o foco no empreendedor e as dinâmicas em grupo que ajudaram a desenvolver, na prática, competências empreendedoras como a proatividade, o trabalho em equipe e a liderança. “A maioria dos cursos é voltada somente para o negócio. Não vi nenhum outro trabalhar com a parte pessoal e psicológica do empreendedor como o da Besouro. E isso fez toda a diferença, porque cada um traz uma história, uma formação diferente”, considera a empreendedora.

Foto 4 - Anna Lissa T2 Qualifica SP – Empreenda - Ribeirão Preto 2023.jpeg
Anna Lissa, uma das alunas do projeto, recebendo seu certificado

Durante a capacitação, Anna resolveu pôr em prática a ideia de um novo negócio, voltado para consultoria, treinamentos de currículo e uso do LinkedIn, rede que passou a dominar graças aos esforços realizados ao longo do seu próprio percurso para aprimorar sua rede profissional. “Eu queria levar para as pessoas o que faltou para mim na graduação, ajudá-las a se colocarem no mercado. Há anos que estava empurrando a ideia. Ajudava outros negócios, mas não criava o meu. Na teoria é uma coisa, na prática é outra”, pondera.

Com o impulso da mentoria, ela alterou seu CNPJ para a atividade de consultoria e treinamento, mudou sua logomarca e fez um novo cartão. E, em seis meses, realizou seu objetivo: lançou o seu curso na plataforma digital de vendas Hotmart, o LinkedIn Descomplicado, um espaço online para aprender tudo sobre negócios e carreira.

Para Anna, a oportunidade proporcionada pela Besouro foi um estímulo importante para a nova conquista. “O curso foi muito reflexivo. Um momento precioso, tanto para meu autoconhecimento, para perceber onde eram meus entraves e desafios, como para pensar nesse projeto que estava engavetado. Foi o start que eu precisava para tirar a ideia da cabeça e fazer rodar”, comemora.  

Melhorias na gestão reduzem a necessidade de aporte financeiro

Além da formação teórica e prática, o projeto Qualifica SP – Empreenda ofereceu uma oportunidade adicional aos alunos que, com a capacitação, estavam habilitados a solicitar crédito junto ao Banco do Povo, instituição de microcrédito do Governo do Estado de São Paulo. O recurso financeiro poderia ser usado para investir no empreendimento, permitindo aos participantes tirar do papel planos de negócio desenvolvidos durante o curso e dar novos passos no mercado.

O coordenador Milton Barros destaca, no entanto, que, embora os alunos tenham tido todo o suporte para formalizar seus pedidos de crédito, à medida que foram recebendo e aplicando os conhecimentos na gestão de seus negócios, vários deles acabaram nem precisando recorrer ao empréstimo. “O curso foi muito certeiro nesse sentido. Mesmo oferecendo esse diferencial, vários empreendedores perceberam que o que precisavam mesmo era de um pouco mais de instrução e organização e isso conseguiram obter na própria capacitação”, comenta.

É o caso da podóloga Eliane dos Santos, que participou da primeira turma do Qualifica, realizada  em Ribeirão Preto. Ela chegou ao curso buscando melhorar a gestão financeira do negócio e pensava em solicitar o crédito para trocar a cadeira convencional em que atualmente atende aos clientes por uma nova, elétrica.


Com a capacitação, a profissional identificou e fez as mudanças necessárias na gestão: reajustou em 20% os valores que cobrava pelo serviço, passou a registrar entradas e de recursos, potencializou o uso das redes sociais, postando com mais frequência e regularidade, e personalizou a obtenção de feedbacks de clientes via Google, trazendo cada mais avaliações positivas para sua página no Google.

“Vi onde estava errando, fui acertando o que era preciso e tudo foi fluindo, melhorando tanto que eu percebi que poderia juntar o dinheiro para trocar a cadeira mais adiante, sem pagar juros”, explica. Com as mudanças feitas após o curso, Eliane registrou um aumento no número de clientes e conseguiu mudar para uma sala melhor sem precisar recorrer a nenhum aporte financeiro externo.

A capacitação também trouxe um novo olhar e mudanças para a vida pessoal de Eliane. O curso a fez despertar para a importância da qualidade de vida como empreendedora e a importância de criar mais oportunidades de lazer para ela e a família. “Eu vi que não é só trabalhar, é preciso ter prazer, qualidade de vida. Trabalhar bem, com o que se gosta, e o dinheiro ser uma consequência disso”, celebra a empreendedora. 

Foto 5 - Aula T2 Qualifica SP – Empreenda - Ribeirão Preto.jpeg
Alunos em sala de aula na turma de Ribeirão Preto

Parceria de sucesso

O Qualifica SP – Empreenda integra o programa mais amplo Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que reúne uma série de iniciativas para preparar cidadãos para o mercado de trabalho, com foco na autonomia e na geração de renda.

Para Milton, a doação das turmas para o projeto reforça o compromisso e expertise da Agência Besouro em atuar junto às populações sensíveis: “Ao apoiar uma iniciativa desse porte, um dos maiores programas governamentais de capacitação profissional da história do estado de São Paulo, reafirmamos nosso engajamento em promover a mudança na vida dos empreendedores que mais precisam”.


Visualizações