Pontes para um futuro empreendedor

22 de janeiro de 2025 - 0 min pra ler

Alunos da primeira turma do projeto, realizada no CEU Jaguaré

 

A Agência Besouro somou forças com a Plan International, organização não governamental sem fins lucrativos com atuação em mais de 80 países,  para capacitar jovens e auxiliá-los na construção de suas “Pontes para o Futuro”, expressão que dá nome ao projeto que atende moradores de zonas periféricas de São Paulo (SP). O objetivo da parceria é qualificar os jovens no empreendedorismo, para que possam alcançar inclusão social, viver livres da violência (como a de gênero) e realizar suas aspirações de vida por meio do empoderamento econômico.

É nesse último aspecto que a Besouro contribui, ao levar aos alunos a metodologia By Necessity, que repassa saberes sobre temas como finanças, marketing, recursos humanos e pesquisas de mercado e ajuda na construção de planos de negócios para viabilizar a abertura ou o aprimoramento de empreendimentos com zero ou baixo custo. Após uma semana de aulas presenciais, os  alunos contam com 90 dias de consultoria especializada para ampliar suas chances de sucesso.

José Ribeiro da Silva Júnior, 26 anos, é o futuro proprietário da Juno´s Burguer – e está justamente na etapa de consultoria. O “bebê” do novo empreendedor paulistano – é assim que ele chama o estabelecimento, por estar ainda “em gestação”, mas próximo de nascer – tem, segundo seu criador, “grandes chances de crescer e prosperar”. Não se trata de achismo, mas de reconhecimento de um mercado aquecido.

Pesquisas de mercado de instituições como a Kantar indicam que hambúrgueres têm posição de destaque entre os pratos preferidos dos brasileiros. A estimativa é de que 25 mil sanduíches desse tipo sejam devorados no país diariamente, sendo 2 de cada 10 na Grande São Paulo. Ainda, entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023, a frequência de consumo semanal de hambúrguer aumentou em 25% no território nacional.

Outro fator que fortalece as chances do sucesso de Júnior (como José é mais comumente conhecido) é a sua vasta experiência no ramo, preparando hambúrgueres em outros estabelecimentos. Foi a partir dessas experiências que brotou a paixão pelo prato, que agora ele passará a servir à sua própria clientela. “Procurei trabalhar em todas as áreas possíveis dentro das hamburguerias para adquirir mais conhecimento sobre o assunto e me capacitar para ser um profissional no segmento. Mas sei que posso aprender ainda mais e aprimorar as minhas técnicas”, avalia. 

Da sala de aula para a vida

Além de comandar a cozinha, Junior também terá o desafio de gerir o negócio. “Nunca estive desse lado, como empreendedor. Os desafios que já se apresentam incluem os custos elevados, não apenas nos produtos que vou vender, mas também das despesas recorrentes, como as de água, luz, internet etc.”, pondera.

Para ser bem-sucedido no negócio, ele aplicará o conhecimento que adquiriu no Pontes para o Futuro. “A dinâmica dos encontros foi ótima. Aprendi sobre coisas que eu não fazia ideia serem necessárias para começar a empreender. Hoje sei precificar o meu produto, controlar o fluxo de caixa, lidar com crises, etc. A experiência com o curso tem sido muito esclarecedora e ajuda muito para controlar a insegurança de estar entrando em uma coisa nova”, descreve.

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Trabalhando para realizar um sonho - Junior durante a consultoria

O curso renovou os ânimos de Junior, que retomou os estudos e está próximo de concluir o ensino médio. Em paralelo, ele planejou e juntou economias para investir na hamburgueria, atualmente seu principal foco, onde, segundo o empreendedor, os clientes encontrarão sanduíches artesanais feitos com ingredientes frescos e de boa qualidade, além de um bom atendimento, com respeito e simpatia. “Passei muitos anos da minha vida perdido, enquanto a minha hamburgueria era apenas um sonho que parecia impossível realizar. Eu acreditava ser preciso ter muito dinheiro para começar a empreender. Até que apareceram as pessoas certas na minha vida, que me encorajaram e que me ajudaram a encontrar os caminhos para chegar ao meu objetivo. Felicidade é a expressão que me define nesse momento”, conclui o quase-dono da Juno´s.

Agência Besouro e Plan International, uma aliança estratégica

Junior participou de uma das duas turmas que inauguraram a aliança entre Plan International e Agência Besouro. A parceria nasceu a partir do sucesso de outra iniciativa da Besouro, o projeto Meu Trampo É Empreender, que já atendeu, via parceria com a prefeitura de São Paulo, mais de 17 mil alunos das periferias da cidade. “A Plan International entrou em contato em razão de uma reportagem sobre a nossa atuação. Eles demonstraram interesse em conhecer melhor a By Necessity e nossos projetos”, conta Ivi Mimoto Rufino, coordenadora de projetos da Besouro.

A complementaridade entre as ações desenvolvidas pelas duas organizações ficou evidente. A Plan International oferece capacitações profissionais, como formações técnicas, para ampliar a autonomia financeira de jovens em situação de vulnerabilidade social. Uma parcela  dos beneficiados, porém, encontra dificuldades para entrar no mercado de trabalho, cenário no qual empreender pode ser uma boa alternativa.

Na primeira etapa, a parceria previu o atendimento, com o curso By Necessity e com a consultoria, a 70 pessoas. Para recrutar os participantes, as organizações contaram com o apoio do Centro Unificado Educacional (CEU) Jaguaré, na Zona Oeste da metrópole. 

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Dedicação e vontade de fazer acontecer: alunos durante a consultoria presencial

Agora, no início de 2025, estão abertas as inscrições para duas novas turmas na mesma região da capital, com o auxílio de uma nova organização parceria: a CAMP Oeste – Centro de Assistência e Motivação de Pessoas, entidade sem fins lucrativos, administrada por membros dos Rotary Club São Paulo Sumaré e Lapa.

Para atender aos alunos da melhor forma, a Besouro adaptou o curso às características dos alunos que frequentam a instituição, dedicada à formação e orientação para o mundo do trabalho. Assim, em vez de aulas durante cinco dias consecutivos, os encontros serão semanais. A consultoria após as aulas será realizada em formato presencial, até maio. Além disso, um atrativo para os participantes, conforme relata a coordenadora, será a oferta de Capital Semente aos beneficiados pelo Pontes para o Futuro. Ou seja, alguns dos alunos podem ser selecionados para receber suporte financeiro para estabelecerem seus empreendimentos. As definições sobre os critérios e forma de distribuição dos recursos ainda serão anunciadas.


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