O desejo de empreender

30 de julho de 2024 - 0 min pra ler

Francinéia Sales da Silva, de 32 anos, compartilha com seu esposo Carlos Valdevino da Silva, de 34 anos, o amor pelo empreendedorismo. Ambos filhos de família de agricultores, residem na cidade de Jangada (MT), onde começaram o próprio negócio em 2014. Francinéia, com mais de 10 anos de experiência, ficou sabendo do curso oferecido pelo projeto Circuito Empreenda Mais CDL e SEDEC e viu ali uma oportunidade de adquirir conhecimento, aprimorar a sua capacitação e abrir seu registro de MEI (Microempreendedor Individual).

As aulas aconteceram em maio deste ano e, para participar, ela e o marido Carlos percorreram 25 km para assistir às aulas. “Adquirir conhecimentos sobre o empreendedorismo, algo que chamou a nossa atenção na propaganda como já trabalhamos, como se diz, de tudo um pouco”, conta Francinéia.

A empreendedora  iniciou o negócio com venda de bebidas, polpas de frutas e, aos poucos, foi se diversificando para atender os pedidos e necessidades dos clientes. Hoje, ela e o companheiro também trabalham com reforma de cadeiras de fio e consertos de bicicletas. 

foto 1.jpeg
Polpas de maracujá - Arquivo pessoal

Para o trabalho de reforma das cadeiras, eles compram o fio de espaguete ou fibra sintética junto aos acessórios e tintas na cidade de Várzea Grande, para então realizar a pintura e manutenção do fio. 

foto cadeiras.jpeg
Cadeiras reformadas - Arquivo pessoal

Apesar do cenário positivo atual, Francineia revela que passou por dificuldades durante a pandemia do Covid-19. “Nesse período, as vendas caíram um tanto. Enfrentamos com fé, garra e coragem com o pensamento de que esse momento ia passar e voltaríamos ao atendimento normal”, explica a microempreendedora.

Agora, com o negócio operando e o suporte da mentoria da Besouro, o casal está otimista para o futuro do próprio comércio. Buscam continuar se aperfeiçoando cada vez mais para crescer profissionalmente e colocar em prática as metas e sonhos que desejam alcançar.


Visualizações