Nova edição do Mulheres Transformam beneficia atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Registro do primeiro dia de aula na Ilha da Pintada
Depois de ter beneficiado mais de 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre/RS e São José do Rio Pardo/SP em 2024, o projeto Mulheres Transformam ganha nova edição em 2025. A iniciativa idealizada pelo Instituto Vakinha e realizada em parceria com a Agência Besouro quer atender pelo menos mais 70 mulheres que vivem em territórios fortemente afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul no último ano, como a região do Arquipélago, cercada pelo Lago Guaíba, na capital gaúcha, e o município de Eldorado do Sul, na região metropolitana.
A primeira turma teve início no dia 01/09, na Ilha da Pintada, e outra já está prevista para o mês de outubro na Vila Costaneira, em Eldorado do Sul.
Além das atividades previstas na metodologia By Necessity, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para empreenderem começando com pouco ou nenhum recurso, a nova edição tem como diferencial uma estrutura de apoio para garantir que as mulheres tenham condições de frequentar o curso e alcancem o objetivo de gerar renda. A estratégia foi planejada para mitigar os principais fatores de desistência, como ausência de local adequado para deixar os filhos durante as aulas, carência de recursos para o deslocamento e a falta de acesso a crédito para aquisição de insumos necessários aos negócios.
Segundo Leonardo Barnet, Gestor Executivo do Grupo Besouro no Rio Grande do Sul, a estrutura de apoio vai ajudar a criar um ambiente mais favorável ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico e autonomia para as mulheres. “Vamos oferecer uma estrutura ainda mais completa para apoiar as participantes e acreditamos que esses incentivos serão fundamentais para reduzir barreiras, fortalecer a permanência no programa e potencializar o processo de desenvolvimento pessoal e econômico das beneficiadas”, avalia Barnet.
Entre os cuidados oferecidos às participantes, estão espaço de recreação para as crianças que acompanharem as mães ao curso, alimentação no curso, transporte até o local das aulas e possibilidade de acesso a capital semente para as mulheres que tiverem negócios encubados.
Renata Fehlauer, Head de Causas do Instituto Vakinha, ressalta que essa expansão nos benefícios do projeto é resultado do aprendizado construído a partir do trabalho realizado com turmas anteriores: “Além da transformação na vida das beneficiadas, a transparência na prestação de contas e análise de impacto da iniciativa permitiram fazer os ajustes necessários para o sucesso da nova edição. Dentre os indicadores que avaliamos estão o incremento da renda das beneficiárias, os empregos gerados por elas e a satisfação geral com o projeto, evidenciado pela busca de mais capacitação e incremento de autoestima”, explica.

Parceria que fortalece transformações
Idealizado pelo Instituto Vakinha em 2023, o projeto Mulheres Transformam nasceu com a missão de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia financeira e dignidade por meio do empreendedorismo.
Desde 2024, a Agência Besouro atua como parceira estratégica na execução da iniciativa, ampliando seu alcance e potencializando a transformação social proposta. Nesse período, já foram realizadas duas turmas em comunidades de Porto Alegre (RS) e São José do Rio Preto (SP), ambas com resultados expressivos que reforçaram a relevância do programa.
O Instituto Vakinha, organização de origem gaúcha, destacou-se em 2024 pela mobilização de R$ 80 milhões em doações durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, beneficiando milhares de pessoas e organizações sociais. Em 2025, o Mulheres Transformam volta-se especialmente às mulheres afetadas pela tragédia, com atenção especial às comunidades da região das Ilhas e de Eldorado do Sul.
Visualizações