Minha história com a Besouro: ex-aluno retorna como facilitador de mudanças

21 de outubro de 2024 - 0 min pra ler

Thiago Santana, que foi de aluno a facilitador do Grupo Besouro, acredita o poder da educação para transformar realidades

 

 

Thiago Santana, de 35 anos, sempre acreditou na força transformadora da educação. Formado em Administração de Empresas e morador do Rio de Janeiro, Thiago trilhou um caminho de oportunidades e aprendizado até se tornar um facilitador do Espaço da Juventude de Jacarezinho, uma função que desempenha com orgulho. Sua jornada com a Besouro começou em 2022, e hoje ele é parte fundamental do impacto social que a instituição promove.


Em 2022, Thiago estava em busca de novas oportunidades de crescimento quando se deparou com o projeto Decola Jovem, promovido pela Agência Besouro. “Eu estava disponível para o mercado de trabalho e vi nesse projeto uma oportunidade de me reciclar e adquirir novos conhecimentos”, conta ele. O curso de empreendedorismo oferecido pelo Decola Jovem o atraiu, não apenas pela possibilidade de se capacitar, mas também pela chance de fortalecer o currículo.


O que ele não imaginava, naquele momento, era que a Besouro se tornaria muito mais do que um simples curso. Dois anos depois, Thiago retornou à organização, não mais como aluno, mas como colaborador. “Foi muito marcante para mim o fato de, organicamente, eu ter sido chamado para fazer parte do processo seletivo da Besouro. É como se eu estivesse retribuindo aquela ajuda que tive lá em 2022”, avalia.

Thiago se orgulha de fazer parte de um projeto que tem um forte compromisso social. Para ele, o papel da Besouro vai muito além do simples ensino de empreendedorismo. “O que mais me traz satisfação é saber que faço parte de uma empresa que tem esse compromisso com a educação, que dá a oportunidade para que pessoas mudem de vida”, explica. Essa responsabilidade com a transformação social é o que o motiva diariamente em seu trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade no Espaço da Juventude.

01 (1).jpg
Thiago se tornou um dos facilitadores do Espaço da Juventude

Em seu cotidiano como facilitador, Thiago vivencia de perto o impacto positivo que o acesso à educação e à tecnologia têm na vida dos jovens que frequentam o espaço. “Eles gostam de estar aqui, em um espaço bonito, limpo e organizado, onde têm acesso a tecnologias que muitas vezes só viam na televisão. Mais importante ainda, eles aprendem a operar esses objetos”, relata. Para ele, a transformação é visível: “Você ver um jovem que nunca teve contato com um drone, por exemplo, conseguir fazer registros de vídeo ou fotos após passar pela capacitação. Isso é muito gratificante”.


Para além de seu trabalho, Thiago sempre busca passar uma mensagem de esperança aos jovens que acompanha. “O que eu costumo falar sempre aos meus alunos é: aproveitem as oportunidades, saibam aproveitá-las ao máximo e acreditem no conhecimento e na educação para que os sonhos se tornem realidade”, aconselha. Ele acredita que a educação é um veículo poderoso para transformar a vida de qualquer pessoa, especialmente quando aliada a um projeto social inclusivo, como o da Besouro.


Hoje, Thiago acompanha com orgulho o crescimento da instituição que tanto influenciou sua vida. Ele reforça a importância de iniciativas como a Besouro, que se expandem cada vez mais para alcançar diferentes realidades. “Vivemos em um país onde é necessário que grupos como a Besouro abracem mais pessoas e mais realidades, porque a educação acessível transforma vidas”, finaliza.


Visualizações