Gerdau Transforma capacita mais de 1,5 mil empreendedores em 2025

Turma do Gerdau Transforma no México: em 2025, o projeto esteve em 278 cidades de 4 países, levando conhecimento e transformação empreendedora para centenas de alunos
O programa Gerdau Transforma encerrou o ano de 2025 mostrando mais uma vez sua força como ponte que conecta pessoas a oportunidades, famílias a novas possibilidades e comunidades a caminhos de autonomia e dignidade. Foram 31 turmas realizadas em 278 municípios de 25 estados do Brasil e outros três países latino-americanos – Argentina, Peru e México. Ao todo, 1.571 empreendedores tiveram negócios incubados pela iniciativa, que é uma parceria entre a Agência Besouro de Fomento Social e o Instituto Gerdau.
Os números são importantes para mensurar o alcance do Programa. O maior retorno, no entanto, são mudanças concretas na vida das pessoas que podem reinventar sua rota a partir de conhecimentos, reflexões e vivências em cinco dias de aulas do curso, mais três meses de acompanhamento individualizado durante o período de incubação.
Como resultados, a renda média dos empreendedores que trilharam a jornada completa da capacitação cresceu 83%, saltando de R$ 1.105,00 antes do programa para R$ 2.020,79 depois do término do curso. Mas esse impacto ultrapassa os benefícios pessoais, dando origem a um efeito positivo que se multiplica nas comunidades onde os empreendedores estão inseridos. Quase 30% dos participantes formalizaram seus negócios e 17% passaram a gerar empregos.
Além disso, em 2025 o programa também o objetivo de gerar transformação social fortalecendo minorias e os grupos mais vulneráveis. Entre os participantes, 77% foram mulheres, 58% mães, 53% tinham escolaridade até o Ensino Médio e 60% eram pessoas pretas e pardas que tiveram a chance de tornarem-se protagonistas da própria história.
Histórias transformadas
Karine Machado, moradora de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), foi uma das empreendedoras beneficiadas pelo Gerdau Transforma em 2025. Atingida pela enchente que impactou o estado gaúcho em 2024, ela precisou fechar a loja de produtos afro que havia aberto há pouco tempo e estava com o negócio prejudicado até receber o convite para participar da capacitação.
Para ela, a oportunidade trouxe um novo rumo ao empreendimento e à vida. Além de recuperar a confiança em si mesma, Karine definiu um nicho de atuação e estabeleceu parcerias que estão permitindo comercializar seus produtos em novas bases. “Como diz o nome, o curso realmente transforma. Retomei a minha vontade de continuar e estou fazendo minhas canecas novamente. Antes andava bem perdida, não sabia para que lado correr. Hoje, tenho um nicho: faço canecas com bustos afro e, com a rede de apoio que tenho, consigo colocar meu produto em lojas de pessoas que têm um negócio sólido”, comemora a empreendedora que conheceu os novos parceiros de vendas durante as aulas. “Só tenho a agradecer a Gerdau. O curso me fez acreditar no meu potencial novamente e retomar as rédeas da minha vida. O projeto é muito importante”, completa Karine.
Martha Silva trabalha com a venda de pipocas no Rio de Janeiro (RJ) e chegou à capacitação em empreendedorismo por meio do companheiro, colaborador da Gerdau. Em um momento pessoal e profissional desafiador, ela buscava conciliar o trabalho por conta própria com os cuidados dedicados ao filho com necessidades especiais. “Eu queria muito aprender sobre empreendedorismo, para entender onde estava errando. Estava muito estressada, não conseguia parar e enfrentava muitos problemas no meu trabalho. Além disso, não acreditava que fosse real a possibilidade de fazer um curso sem nenhum custo. Nem sabia que isso existia”, relata.
Ao longo da formação, Martha afirma que a experiência foi transformadora. “Foi muito bom. Consegui tirar muitas dúvidas e aprender coisas que nunca tinha ouvido falar antes. Foram momentos que ninguém nunca tinha proporcionado para mim. Se eu precisasse tirar recursos do meu bolso para isso, não conseguiria. Quero agradecer por tudo o que foi proporcionado nesses 90 dias”, diz, satisfeita.
Da cidade de Pérez, na Argentina, Karina Gauto também destaca a importância do programa em seu país. Para ela, a iniciativa tem um papel fundamental no fortalecimento do empreendedorismo local. “O programa tem um valor muito grande para impulsionar a formação e a inovação em empreendedorismo, agregando valor social e econômico aos negócios e ajudando a construir uma comunidade mais forte e preparada. Minha gratidão ao Grupo Gerdau por demonstrar que, quando se investe nas pessoas, é possível transformar o futuro. Foi emocionante participar de um programa que atravessa fronteiras”, avalia.
Sobre o Gerdau Transforma
Desenvolvido pela Agência Besouro de Fomento Social e pelo Instituto Gerdau, mantido pela maior empresa brasileira produtora de aço, o programa tem como propósito levar transformação social e econômica para comunidades em todo o Brasil e na América Latina por meio do empreendedorismo.
Desde seu lançamento em 2019, a iniciativa já impactou mais de 33 mil pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios. Além de turmas convencionais, o programa atende públicos específicos, como mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e empreendedores pretos e pardos, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão.
GERDAU TRANSFORMA EM 2025
4.527 pessoas inscritas
1.571 empreendedores incubados
31 turmas concluídas
ONDE O PROJETO CHEGOU
25 estados
278 municípios
4 países (tem mapa no Material)
O QUE MUDOU NA VIDA DOS ALUNOS
83% de crescimento na renda média
29% formalizaram seus negócios
17% geraram empregos
QUEM FORAM AS PESSOAS BENEFICIADAS
77% mulheres
58% mães
60% pessoas pretas e pardas
53% com escolaridade até o Ensino Médio
PERTENCIMENTO QUE APROXIMA*
5% colaboradores
14% familiares
20% amigos de colaboradores
*Números adicionais, além da turma específica de colaboradores com 111 incubados.
Visualizações