Estratégias de baixo custo para comunicar seu negócio

26 de julho de 2024 - 0 min pra ler

Não basta ser incrível como empreendedor. É preciso, também, divulgar seu trabalho adequadamente para que os consumidores saibam o que estão perdendo e o que podem ganhar ao fazer negócios com você. Trata-se, de maneira simplificada, de fazer marketing – o que não requer necessariamente medidas complexas. Hoje, pode-se usar recursos analógicos e digitais para colocar um negócio em evidência. E a melhor opção, normalmente, é combinar os dois mundos, o online e o offline.

Para decidir qual estratégia adotar, há alguns critérios decisivos. Por exemplo, conhecer o máximo possível o público-alvo. Ou seja, se a ideia é dialogar com jovens, nos dias de hoje é provável que investir em mídias digitais e/ou redes sociais seja mais interessante, já que se trata de um grupo amplamente conectado. Se a intenção for atingir a vizinhança do bairro, outras formas de comunicação podem ter efeitos positivos, como a distribuição de panfletos, a realização de atividade especial de inauguração, promoções e sorteios etc. 

Pesará na decisão ainda, é claro, o orçamento disponível para divulgação. Mas não é (só) o dinheiro que faz a diferença: o quanto você conhece seu empreendimento e seus clientes também é definitivo para o sucesso do negócio. Veja, a seguir, algumas possibilidades para chegar aos consumidores e atraí-los:

Redes sociais

Talvez essa seja a dica mais óbvia hoje em dia: fazer de plataformas como Instagram, WhatsApp, Facebook, LinkedIn e TikTok espaços de divulgação de um negócio, produtos e/ou serviços e seus diferenciais. Pode-se, ainda, quem sabe, fazer delas o próprio “ponto de venda” se a ideia for manter um empreendimento online. Essas plataformas oferecem vários recursos para auxiliar empreendedores. É possível investir algum dinheiro em anúncios direcionados a públicos específicos, por exemplo. Usar e abusar da identidade e de linguagem visual para que um negócio seja (re)conhecido é outra boa medida para quem faz uso dss ferramentas digitais. Também é importante caprichar no perfil do empreendimento para que ele traga todas as informações mais relevantes, incluindo horário e formas de contato. 

Pertinência e transparência

Também é imprescindível dar atenção aos perfis/sites criados em redes sociais ou outras plataformas ou marketplaces para responder comentários e perguntas e criar novos conteúdos pertinentes. Isso ajuda não apenas a reforçar a imagem do negócio, mas a manter o relacionamento com os clientes e a destacar as razões pelas quais eles devem escolher sua empresa. A constância da boa divulgação ajuda a garantir atratividade e o engajamento, além de mostrar que quem está postando manja do assunto e pode ajudar. 

Ainda, é importante avaliar o nível de acessos e interações com as publicações, pois isso pode indicar temas prioritários a serem explorados e até frequência e dias e horários em que eles devem ser divulgados. Transparência é outro aspecto fundamental. Assim, a menos que haja algum motivo muito relevante que impeça de fazê-lo, o empreendedor deve colocar os preços daquilo que oferece. Isso economiza tempo e energia de todos os envolvidos, e a demora em responder sobre os valores pode fazer com que o cliente busque outro fornecedor.

Site

Essa possibilidade até pode se confundir com a anterior, mas elas são mais complementares do que concorrentes. Páginas na internet podem ser espaços bacanas para ampliar informações sobre um negócio e o que ele oferece ou criar uma loja virtual com melhor navegabilidade. Hoje, há ferramentas gratuitas na internet que ajudam a construí-las e que oferecem serviços de hospedagem (nas modalidades grátis ou paga), como o portal Wix.

SEO 

Essa sigla significa Search Engine Optimization e diz respeito à atividade de aplicar estratégias/comandos para que, quando alguém utilize mecanismos de buscas (como o Google), uma empresa/assunto apareça em destaque entre os primeiros resultados. Há quem contrate profissionais especializados que estudaram essa técnica, mas autodidatas podem mergulhar na internet em busca de conhecimentos em cursos ou tutoriais (gratuitos ou não) para aplicá-la e chegar ao topo das páginas.

Panfletos

Dispensam apresentações e, apesar de hoje serem menos usados (até por questões ligadas à sustentabilidade), permanecem como um instrumento de comunicação adotado por organizações variadas dos mais diferentes portes. É uma boa opção especialmente para divulgar um negócio nas proximidades de onde ele está localizado, para que as pessoas tenham um primeiro contato com o nome e/ou portfólio de soluções e saibam como chegar e contatar o empreendimento.

Parcerias

De maneira online ou fora do mundo virtual, uma boa pedida pode ser a de manter parcerias com outros estabelecimentos comerciais ou profissionais em que ambos se ajudam mutuamente na divulgação de produtos e serviços a clientes. Isso pode fazer mais sentido entre negócios com afinidades ou complementares entre si, mas não é uma regra. Um exemplo offline: quem presta serviços elétricos e hidráulicos pode tentar uma aliança com uma loja de materiais de construção e deixar ali o seu contato, para que, se algum consumidor perguntar, seu nome seja recomendado. Mas atenção: é importante que seja uma relação baseada em confiança, para que ninguém “queime o filme” de ninguém. 

Promoções

Poderíamos escrever um livro sobre esse tópico, mas aqui vão algumas poucas dicas. As formas de estimular os consumidores a adquirirem produtos e serviços podem incluir descontos nos preços, abatimentos no valor para quem compra em volumes grandes, entrega gratuita, sorteios etc. Essas medidas podem estimular o contato com a empresa/marca e que clientes indiquem o negócio a amigos e conhecidos.

Identidade visual 

Um logo caprichado, o uso de cores e fontes apropriadas e uma linguagem adequada ajudam a constituir uma marca e atrelar a ela uma identidade forte e reconhecível pelos clientes. Assim, uma lição básica de marketing é dar atenção a esses aspectos. Evidentemente, há profissionais especializados em pensar e executar essas tarefas, mas, se o dinheiro está curto, a dica é buscar na internet por ferramentas digitais gratuitas que ajudam a confeccionar peças, posts e logomarcas, como o Canva.

Avaliações

As chances de alguém optar por uma empresa, produto ou serviço e não por outro concorrente passa, muitas vezes, pelas recomendações feitas por amigos ou conhecidos, mas também por considerações feitas por gente distante no mundo virtual. Assim, vale a pena dedicar-se a coletar avaliações dos clientes e publicizá-las. Isso pode ser feito com depoimentos gravados em vídeo e relatos escritos nas redes sociais, por exemplo. Também há plataformas que abrem espaço para que qualquer pessoa atribua nota e avalie um produto ou serviço de um estabelecimento. É o caso do Google. E essas avaliações fazem toda a diferença para estimular mais gente a conhecer seu negócio (ou a descartá-lo). É claro que sempre pode acontecer de aparecer algum insatisfeito, situação em que a ponderação e o respeito devem ser preservados nas respostas, de forma a reforçar que o empreendimento é um parceiro do cliente, e não um adversário. Trata-se, fundamentalmente, de demonstrar empatia.

 


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