Empreendedorismo com orgulho: projeto voltado para a população LGBTQIAPN+ chega a São João do Meriti

25 de agosto de 2025 - 0 min pra ler

A partir de hoje (25 de agosto), 35 integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ de São João do Meriti (RJ), município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo com o projeto Negócios de Orgulho.

“A chegada do projeto a São João de Meriti foi resultado de um movimento espontâneo: um parceiro local conheceu de perto o nosso trabalho, se interessou pela proposta e decidiu firmar parceria. Ele se identificou bastante com a atuação do Instituto e com a nossa metodologia By Necessity (leia mais aqui), que tem impacto real na vida das pessoas”, descreve a coordenadora de projetos do Grupo Besouro, Mayara Nicoli.

O projeto é uma parceria da Agência Besouro com a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos. A prefeitura atua como articuladora institucional, mobilizando o público prioritário, disponibilizando espaço para as aulas e viabilizando o acesso ao projeto. Já a Agência Besouro é responsável por conduzir a capacitação em si, com a aplicação de sua metodologia, reconhecida nacional e internacionalmente por promover autonomia econômica em territórios vulneráveis e gerar um impacto positivo nas comunidades atendidas. 

Logo Negócios de Orgulho v2 (1).png

O curso, gratuito, vai capacitar os participantes para elaborar planos voltados à criação de novos empreendimentos ou ao aperfeiçoamento de negócios que já possuam. Após cinco dias de aulas, os alunos recebem uma marca exclusiva e ainda contam com 90 dias de consultoria com especialistas, que irão apoiá-los na análise da condução de seus negócios, ajustando o que for necessário e identificando oportunidades. “A experiência com essa primeira turma será base para o fortalecimento da parceria com o município e para a possível realização de novas edições futuramente, direcionadas a outros grupos em situação de vulnerabilidade”, explica Mayara.

A escolha por atender a população LGBTQIAPN+ deve-se às barreiras históricas enfrentadas por esse grupo no que diz respeito ao acesso ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo, decorrentes de preconceitos que ainda permeiam a sociedade. “Por meio dos apoios técnico e pedagógico, queremos contribuir com ferramentas e práticas que ampliem as possibilidades de renda e protagonismo social dos participantes”, amplia Mayara.

As inscrições são gratuitas. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos e que se identificam com o perfil da turma, sempre tendo em conta o respeito aos princípios de inclusão, diversidade e equidade. A prioridade é formar um grupo comprometido com o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis a partir da própria realidade local e dos participantes.

“Como coordenadora do projeto, espero que a iniciativa seja um marco de transformação na vida dos alunos. Espero que cada pessoa atendida se sinta fortalecida em sua identidade, reconhecida em seu potencial e impulsionada a construir um caminho próprio no empreendedorismo. Acredito que o programa será capaz de abrir novas perspectivas, promover autonomia financeira e ampliar a autoestima dos participantes. O projeto é uma inspiração coletiva que queremos semear em São João de Meriti e em cada território por onde passarmos”, finaliza Mayara. 
 


Visualizações