Empreenda Rio capacita mais de 1100 pessoas em situação de vulnerabilidade

8 de setembro de 2025 - 0 min pra ler

Criado em outubro de 2024, o projeto Empreenda Rio tem capacitado moradores da capital fluminense a transformar ideias em oportunidades de trabalho e renda, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de suas comunidades. Utilizando a metodologia By Necessity (link), o curso orienta pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica a abrir pequenos negócios, com baixo ou nenhum investimento inicial.

A formação é composta por cinco aulas presenciais, que abordam temas como gestão financeira, precificação e estratégias de marketing. Após essa etapa, cada aluno recebe uma consultoria personalizada, que o acompanha em todas as fases do desenvolvimento do negócio.

Desde seu lançamento, o Empreenda Rio já capacitou 1.143 alunos em 39 turmas distribuídas por todas as regiões da capital. Para Moanan Couto, coordenadora do projeto, os resultados são promissores para o cenário do empreendedorismo local. “As pessoas têm se encontrado, conseguido engatar seus negócios e transformar suas vidas. Para além de ensinar sobre finanças e gestão, o projeto revela as potencialidades de cada participante, muitas vezes silenciadas”, avalia.

Cerca de 70% dos participantes até agora foram mulheres, com idade média entre 39 e 40 anos. Esse perfil reflete a forte presença feminina no empreendedorismo fluminense, já que mais de 39% dos negócios no estado são liderados por mulheres.

Esse dado traduz um momento decisivo na vida de muitas brasileiras. Frequentemente afastadas do mercado de trabalho para atender às demandas da maternidade, elas enfrentam o etarismo — e diversas outras discriminações — ao tentar retornar. “Depois de criarem seus filhos, muitas mulheres se sentem ‘velhas’ demais para a reinserção profissional e precisam lutar muito por essa reintegração. A possibilidade de ter seu próprio negócio representa uma nova chance, não só de gerar renda, mas também de se reconhecerem como capazes, saudáveis e independentes. Nesse contexto, o Empreenda Rio é uma luz, um caminho possível para que elas se reencontrem e se enxerguem como potência, apesar das discriminações”, destaca.

Empreendedoras ganham segurança e avançam com seus negócios graças ao Empreenda Rio

54549655298_a1d5447536_c.jpg
Mulheres representam cerca de 70% dos beneficiados pelo projeto e usam os conhecimentos adquiridos para evoluir como empreendedoras

Além de permitir a abertura de 50 novos negócios, o Empreenda Rio proporcionou conhecimento e suporte necessário para mulheres cujos empreendimentos que precisavam de ajustes para avançar de forma mais equilibrada e rentável. A maior parte deles no ramo alimentício e de estética.

É o caso da aluna Dayane Victorio, 34 anos, moradora do bairro de Santa Cruz, no extremo oeste da capital fluminense. Depois de trabalhar alguns anos como em salões e discordar de muitas práticas que presenciou, ela decidiu especializar-se no cuidado de cabelos crespos e cacheados e investir em um negócio próprio.

Além de atender as clientes, Dayane ensina as mulheres a cuidarem de si mesmas em casa, comercializando produtos eficientes e específicos para o público com essa estrutura capilar. Seu sonho é atender o maior número possível de clientes, alavancando sua vida financeira e contribuindo para que as mulheres melhorem suas práticas de autocuidado. Para Dayane, a capacitação tem sido decisiva para seu objetivo de expansão do negócio: “O curso tem me ajudado a melhorar a divulgação, a precificar, a aprender mais sobre venda. Além disso, trouxe um network incrível. Conheci pessoas com outras experiências, fiz parcerias e, daqui para frente, é só avançar”, celebra.

Outra empreendedora que cresceu com a capacitação foi Millena Magalhães, de 20 anos, que trabalha por conta própria oferecendo serviços de depilação e design de sobrancelhas. Seu maior desafio era a organização financeira, mas, com a mentoria do Empreenda Rio, aprendeu a administrar melhor as finanças e está garantindo o crescimento sustentável do negócio. “Todo o conteúdo do curso foi muito claro e necessário para quem deseja empreender. Foi fundamental para meu desenvolvimento como empreendedora,” avalia a profissional, que sonha em expandir o negócio e, no futuro, ministrar cursos na sua área de atuação.  

Para Bárbara Corrêa, de 50 anos, moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense, o maior avanço proporcionado pela capacitação também foi nas finanças. Proprietária do Bárbara Artes & Sublimação, voltado para a confecção de peças personalizadas sob encomenda, ela relata o impacto do curso em seu negócio: “Foi transformador. Antes eu não tinha nenhum controle, não sabia quanto entrava e quanto saía. Hoje, estou organizada, tenho um salário para mim e até dinheiro guardado. Cada aula foi muito proveitosa e, quando colocamos em prática, é muito gratificante ver que realmente dá certo!”, diz a empreendedora. Agora, Bárbara sonha em montar um ateliê e dar aulas, passando adiante o que aprendeu ao longo da sua trajetória.

Jéssica da Silva trabalhou por muitos anos em salões de beleza enfrentando jornadas longas e exaustivas. Com dificuldade para conciliar o trabalho com o cuidado das filhas, começou a atender a domicílio, cobrando preços mais acessíveis, acompanhada das crianças. E, ao longo dessa rotina, passou a nutrir o sonho de ter seu próprio salão.

Em muitos momentos, Jéssica pensou em desistir, mas a vontade de empreender e proporcionar uma vida melhor para a família, falou mais alto. Grávida da terceira filha, buscou cursos de manicure e design de sobrancelhas para aprimorar seus conhecimentos e hoje exibe com orgulho os certificados que obteve. Com esforço e planejamento, economizando mês a mês para comprar seus equipamentos, em dezembro de 2024 Jéssica enfim realizou seu sonho: abriu um salão na comunidade onde mora em Rio das Pedras, na zona oeste do Rio.

Pouco tempo depois, teve acesso ao Empreenda Rio e considera que a capacitação foi um divisor de águas para o negócio e um aprendizado que leva para a vida toda. “O  curso abriu minha mente. Tirou muitas dúvidas e medos que eu ainda tinha. Aprendi precificar meus serviços, a me portar como dona de um negócio, a me enxergar como uma verdadeira empresária”, diz a profissional que já conta uma clientela fiel, atende somente com horário agendado e segue investindo no crescimento do negócio. 
 


Visualizações