Em Montenegro (RS), Agência Besouro se junta ao Empreendedoras Braskem

Foram 48 as mulheres inscritas na nova turma do Empreendedoras Braskem, em Montenegro (RS), que teve uma de suas etapas – a de aulas teóricas e práticas –, conduzida pela Agência Besouro de Fomento Social, entre 6 e 10 de outubro. O programa, mantido pela gigante petroquímica global, visa à capacitação profissional de donas de micro e pequenos negócios em relação a práticas de gestão, estruturação de operações financeiras de curto prazo e construção de processos de criação de ideias.
Pela primeira vez, a Besouro integrou a iniciativa, que desde 2023, havia atendido mais de 100 pessoas na região. “A Braskem buscou o Sebrae para encontrar uma solução para atender a comunidade com capacitação em empreendedorismo, e nós a entregamos. A importância de parcerias como essas inclui o fortalecimento de ação em rede e, principalmente, levar o conhecimento até onde ele é necessário. Vincular-nos com o Sebrae e com a Braskem potencializa a união dos propósitos das organizações e a capacidade de transformar vidas de forma mais efetiva”, explica Leonardo Barnet, gestor da Agência no Rio Grande do Sul.
As aulas do Empreendedoras Braskem aconteceram nas dependências da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI), e basearam-se na By Necessity. Trata-se da metodologia proprietária da Besouro, já aplicada com sucesso em 29 países, para disseminar saberes, experiências e ferramentas que viabilizam a construção de planos para a abertura de negócios ou para o aperfeiçoamento daqueles já em funcionamento. Após os encontros, as participantes recebem logomarcas para suas empresas, além de três meses de mentorias com especialistas em gestão. “O público priorizado para essa turma do Empreendedoras Braskem foi o de mulheres que já possuem empreendimentos ativos, mas que precisam de suporte para os alavancarem de vez ou os reestruturarem”, descreve Rafael Madeira, coordenador do projeto por parte da Agência Besouro.
Além do já citado período com aulas, o Empreendedoras Braskem promoveu, desta vez, outras ações, coordenadas pelo Sebrae. O portfólio compreendeu oficinas práticas, palestras sobre inteligência emocional aplicada a vendas, curso sobre uso estratégico do WhatsApp Business, realização de diagnóstico de perfil empresarial, promoção de rodadas de prospecção de negócios e acesso a crédito.
As autoras dos três melhores projetos de negócios elaborados por alunas durante os encontros e a partir da By Necessity foram premiadas com aportes financeiros de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente. A avaliação coube a uma banca especializada. “Procuramos dar todo o subsídio e o treinamento necessários para que as participantes tivessem sucesso nessa etapa e pudessem aproveitar a oportunidade que o pitch (apresentação breve, direta e persuasiva do empreendimento aos jurados) trouxe nessa jornada empreendedora”, amplia Leonardo. As agraciadas terão a oportunidade, também, de expor na ExpoACI, principal evento de indústria, comércio e serviços da região, entre 22 e 25 de outubro, em Montenegro (RS).
“A Braskem acredita muito na força da mulher empreendedora, o que fica evidente pelo investimento, não só financeiro, que ela realiza neste programa”, pondera Rafael. Segundo ele, há a expectativa de que a atual parceria com a empresa e com o Sebrae possa representar o início de ações conjuntas que, nos próximos anos, se estendam pelos Vales do Caí e dos Sinos, no RS.
Visualizações