Diversidade que se vive o ano todo

30 de junho de 2025 - 0 min pra ler

Turma de mulheres trans do projeto Empreende LGBTQIA+ SP

 

Junho é o mês para celebrar a luta e o orgulho LGBTQIA+, mas, no Grupo Besouro, a diversidade é pauta o ano inteiro. O compromisso com a inclusão e o respeito é permanente e atravessa todas as frentes de atuação da organização, que trabalha para promover um ambiente acolhedor, representativo e seguro. Um espaço de trabalho onde todas as pessoas possam ser quem são – não só em datas simbólicas, mas em cada reunião, atividade e processo do dia a dia.

“Junho é o mês em que nossa ação se torna mais visível, mas esse é um trabalho que acontece o ano todo. A diversidade é um dos nossos valores no Grupo Besouro e faz parte do nosso DNA. É uma prática diária, está no nosso jeito de ser, de contratar, de comunicar e de cuidar das pessoas. Assumimos com orgulho o papel de dar visibilidade a todas as comunidades com as quais atuamos e acreditamos que empresas comprometidas com a inclusão têm a responsabilidade de inspirar outras”, afirma Maurício de Castro, CEO do Grupo Besouro.

Na prática, esse compromisso se expressa em diversas frentes. O Grupo Besouro mantém um setor dedicado à criação de iniciativas internas com foco nas pessoas – o que inclui rodas de conversa, palestras e outras ações formativas sobre temas ligados a equidade, inclusão e respeito. Além disso, a busca por uma equipe diversa é contínua: a diversidade está entre os critérios considerados nos processos de recrutamento e seleção.

Mais do que celebrar datas, o objetivo é cultivar um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas se sintam respeitadas e representadas. Essa construção exige compromisso contínuo, escuta ativa e disposição para aprender. E o impacto desse esforço se faz visível nos relatos de quem vivencia essa cultura no dia a dia.

Para mim, orgulho é liberdade de ser. Uma liberdade que, para muitos, é muito simples – eu só sou, eu só existo. Mas, para muitas pessoas LGBT, ser é a coisa mais difícil do mundo. Nós temos direitos iguais, mas estamos em lugares diferentes. E é importante que a gente entenda isso. Aqui no Grupo Besouro, temos uma convivência muito boa, temos respeito, aprendemos uns com os outros todos os dias. Mas são poucos os lugares que são assim. Existem poucos lugares onde as pessoas podem ser. E aí, talvez, alguém se pergunte: por que tanta cor, tanto barulho, tanta coisa colorida? Porque tem pessoas que esperam esse dia para ser. Tem pessoas que não são o ano inteiro, como eu já não fui, e nesse dia podem ser”, afirma Marcos Martins, Gestor Pedagógico.

O que garante essa liberdade de ser é o respeito, mas também a representatividade dentro do ambiente de trabalho. Trabalhar em um ambiente onde é possível ver pessoas LGBTQIA+ ocupando os mais diversos cargos faz a diferença, como destaca Leonardo Barnet, Gestor Executivo no Rio Grande do Sul: “Junho é um momento muito importante para nós pelas bandeiras que carregamos nos projetos do Grupo Besouro e dentro da nossa estrutura. Temos o orgulho de contar com diversas pessoas da comunidade dentro da nossa equipe, nos mais diversos cargos, da facilitação à liderança. Isso nos torna cada vez mais diversos e, principalmente, torna o nosso ambiente de trabalho um espaço amigável e de muito respeito. Eu tenho a honra de estar há seis anos aqui e sempre fui muito respeitado e acolhido. Que possamos continuar trabalhando para diversificar cada vez mais os nossos espaços e garantir ainda mais oportunidades para pessoas LGBTQIAPN+”.

A valorização da diversidade se reflete nos projetos, na composição das equipes e nas iniciativas internas da organização. Na visão de Alexander Martins, Gestor Executivo do Grupo Besouro no Rio de Janeiro, esse é o fator que ajuda a consolidar a cultura de respeito vigente em todos os setores e espaços da organização: “Faço parte com muito orgulho da comunidade LGBTQIA+ e tenho certeza que a representatividade importa, especialmente no ambiente de trabalho. Aqui no Grupo Besouro, o orgulho não é só em junho, ele é o ano inteiro. A gente vive isso todos os dias com respeito, escuta ativa, inclusão real. Fazer parte de uma instituição que valoriza quem você é, sem precisar esconder nada, é libertador. Mais do que isso, é transformador. E é por isso que esse mês é tão importante pra gente - porque reafirma o nosso compromisso com a diversidade, com a equidade e com a liberdade de ser quem a gente é”.

sp-feiralgbt4.png
Equipe do Grupo Besouro na Feira Cultural da Diversidade LGBTQIA+ em São Paulo

Conheça alguns projetos do Grupo Besouro dedicados à população LGBTQIAPN+

Empreende LGBTQIA+ SP

Iniciativa voltada para a promoção da autonomia financeira e da inclusão produtiva de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo. Realizado em parceria com o Fundo Positivo e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o projeto oferece formações gratuitas em empreendedorismo e consultorias personalizadas. Entre as ações, estão turmas especiais dedicadas a residentes de casas de acolhimento, com foco no fortalecimento da autoestima e apoio para o desenvolvimento de pequenos negócios.

consultora-jaciara.jpg
Alunos da Casa de Acolhimento João Néri, exclusiva para homens trans

Arco-Íris

A turma Arco-Íris foi uma iniciativa do programa Empreenda.Rio, realizada em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, voltada exclusivamente para pessoas LGBTQIA+. A ação reuniu 31 participantes e ofereceu um espaço seguro, acolhedor e de troca, onde os alunos puderam desenvolver seus projetos e se fortalecer enquanto empreendedores.

Cópia de capa_Turma Arco-íris do projeto Empreenda Rio.png

Mais Diversidade

O Mais Diversidade, organizado pelo Instituto Besouro em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção Global do então Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), foi realizado entre 2022 e 2023, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. O curso promoveu ações integradas de formação para migrantes, refugiados e pessoas LGBTQIA+. No programa, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre direitos humanos, inclusão socioeconômica, técnicas de empregabilidade e empreendedorismo. Também receberam suporte para inserção no mercado de trabalho e, no caso dos estrangeiros, apoio para adaptação linguística e cultural.

Cópia de Turma do projeto Mais Diversidade2.png
Alunos do projeto Mais Diversidade

Gerdau Transforma

Criado em 2019, o Gerdau Transforma já beneficiou mais de 30 mil pessoas e impulsionou a abertura de negócios em 461 cidades do Brasil e da América Latina. Todos os anos, o programa realiza turmas de abrangência nacional exclusivas para pessoas LGBTQIA+, com foco na inclusão produtiva e na promoção da autonomia financeira. Além da capacitação em empreendedorismo, os participantes recebem três meses de consultoria para tirar suas ideias de negócio do papel.

 

Negócios de Orgulho

Iniciativa da Agência Besouro em parceria com a Prefeitura Municipal de São João de Meriti. Voltado para moradores LGBTQIA+ da cidade, o projeto inicia sua primeira turma em 21 de julho. O objetivo é oferecer um espaço de aprendizado e valorização, onde os participantes possam desenvolver suas ideias com liberdade, apoio e pertencimento.

Logo Negócios de Orgulho v4.png
 


Visualizações