Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas: Celebrando o Empreendedorismo
No dia 27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar a importância de pequenos negócios na movimentação da economia global. Além de essenciais para gerar empregos, essas empresas também fomentam o empreendedorismo no território nacional.
Segundo um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), 30% do PIB brasileiro é gerado pelas micros e pequenas empresas. Isso demonstra o papel vital de investir em novos empreendedores para impulsionar o desenvolvimento econômico do país e incentivar a inovação.
Pensando nisso, a Agência Besouro não mede esforços para celebrar esta data tão importante que reconhece o serviço e dedicação de milhares de micros e pequenos empreendedores que passaram por aqui. Por isso, vamos relembrar a história de dois alunos que mudaram as suas vidas por meio do próprio negócio e hoje vivem do empreendedorismo.
Gustavo França - Duck Loja
Foi em uma postagem no Instagram que Gustavo França, de 23 anos, conheceu o projeto Brasil+Empreendedor e decidiu participar do curso focado em novos empreendedores, realizado em janeiro de 2024.
“Eu decidi empreender justamente por não me adaptar ao mercado de trabalho. Eu queria pôr minhas ideias em prática e ter liberdade para isso. Acabei encontrando essa possibilidade no empreendedorismo, que, apesar de desafiador, é muito satisfatório”, relata o jovem, natural de Salvador (BA).
Assim, em junho de 2023, Gustavo abriu uma loja de brindes e presentes personalizados, a Duck Loja. Ele conta que a ideia para o negócio surgiu da dificuldade de encontrar presentes personalizados acessíveis financeiramente e de boa qualidade. Ele já havia tentado abrir uma loja antes – o diferencial dessa vez, Gustavo explica, foi a ajuda e suporte que recebeu no projeto: “Tive que fechar ela [a loja] por falta de conhecimento e também apoio. O que me fez plantar os pés no chão desta vez foram as pessoas que estão comigo hoje e, com certeza, o impulso que a Besouro me deu”.
Karina Barro - Karina Barro Dias Ateliê
Karina Barro, de 43 anos, natural de Porto Alegre (RS), participou do projeto Empreende POA em 2023 e iniciou no mundo do empreendedorismo pela vontade de colocar em prática o seu maior desejo: fazer o que ama. Influenciada por uma tia costureira, Karina também gostava de costurar e, em 2019, decidiu abrir seu ateliê de produção e vendas de bolsas sustentáveis, após a doceria onde trabalhava ter fechado.
“Depois de um ano, mais ou menos, resolvi passar os meus conhecimentos para outras mulheres que também tinham máquinas, mas não sabiam costurar ou não podiam aprender presencialmente. Comecei fazendo lives no Instagram, criei um canal no YouTube e um grupo no Facebook. Nesse momento, "surgiu" a "prof Karina" (um desejo de criança), e eu vi o quanto é maravilhoso poder ajudar outras pessoas a terem uma profissão”, relata a empreendedora artesã.
Karina atua em seu ateliê de forma totalmente autônoma, desempenhando por conta própria todas as funções – de marketing, precificação, gravação de vídeo-aulas, produção e venda de peças. Apesar da rotina cansativa em certos momentos, a microempreendedora se inspira a continuar pelo feedback que recebe de alunas e clientes.
“O principal conselho que eu dou é conhecimento, ele é a base para qualquer empreendimento. Acreditar que tu é capaz de empreender na área escolhida e entender que o teu empreender vem para ajudar outras pessoas, que talvez nem elas saibam que precisam dessa ajuda. E hoje em dia temos muitos cursos que nos ajudam trazendo muito conhecimento, como os da Besouro, que ampliou bastante o meu conhecimento”.
Visualizações