Capacitação profissional impulsiona futuro de jovens migrantes e brasileiros

28 de novembro de 2023 - 0 min pra ler

Gabriela tem 18 anos e uma vida inteira pela frente. Ela precisou deixar seu país, a Venezuela, e viveu um recomeço. “Minha chegada ao Brasil foi difícil, mas aos poucos fui me adaptando”, contou a garota, que deu a volta por cima e está prestes a iniciar um estágio como Jovem Aprendiz na rede de farmácias Panvel, no Rio Grande do Sul. 

A chance de entrar no mercado de trabalho veio logo depois que Gabriela concluiu uma capacitação profissional como Atendente de Farmácia. “Antes de iniciar o curso, eu não trabalhava. Aprendi coisas muito úteis e estou feliz com essa oportunidade”, afirmou.

Ela é uma entre 316 jovens que já fizeram os treinamentos do Projeto Oportunidades para Jovens Migrantes e Brasileiros, uma parceria entre a Agência Besouro de Fomento Social e a OIM, Agência da ONU para as Migrações, e estão voltando a sonhar com um novo futuro. Os cursos já aconteceram em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, Recife, Salvador e Porto Alegre com a participação de jovens brasileiros e migrantes, como cubanos, venezuelanos, haitianos, argentinos e peruanos. Até o fim deste ano, 400 jovens serão certificados em Hotelaria, Atendente de Farmácia, Técnica em Vendas, Design Gráfico, Design de Unhas e Mídias Sociais em dez estados brasileiros.

FOTO 9 – Venezuelana Gabriela Valentina com equipe da OIM e Besouro em Porto Alegre.jpeg
Gabriela ao lado das equipes da Besouro e OIM. Foto: Acervo Besouro

Além do conhecimento técnico, as aulas abordam temas como projeto de vida, mercado de trabalho, informações sobre a cultura brasileira, educação financeira e ambientação linguística. A metodologia de ensino chamada de “By Necessity” foi elaborada por Vinicius Mendes Lima, CEO da Besouro, a partir de sua atuação com empreendedorismo em comunidades vulneráveis, como a Rocinha, no Rio de Janeiro. Os treinamentos estimulam o protagonismo, a autonomia e a geração de renda dos participantes, contribuindo para sua inclusão social e econômica.

A haitiana Sodia foi uma das jovens participantes do curso de Atendente de Farmácia realizado em Curitiba. Para ela, o programa “ajuda pessoas migrantes a terem uma vida melhor no Brasil”. Até o momento, com o apoio de empresas parceiras, 61 jovens que passaram pelos cursos conseguiram colocação no mercado de trabalho em suas áreas de formação.

Para a Coordenadora de Projetos da Besouro, Victória Melo Martins, “os desafios da empregabilidade para jovens migrantes no Brasil são enormes e as capacitações dão a chance de eles ingressarem no mercado de trabalho ciente dos seus direitos como trabalhadores no Brasil, conquistando postos de trabalho qualificados”, afirma. 

A iniciativa é realizada no âmbito do projeto “Oportunidades”, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).


Visualizações