By Necessity: da base e para a base da pirâmide
Foi a partir de seu mergulho como pesquisador em favelas cariocas e buenairenses que Vinicius Mendes Lima, presidente do Grupo Besouro, criou uma metodologia para formatar um plano de negócios e tirar negócios do papel de forma simples e com baixo ou zero custo. Batizada de By Necessity, ela remete ao fator que motiva milhões de pessoas pelo mundo, em especial a que estão na base da pirâmide socioeconômica, a buscarem uma fonte de renda por conta própria: a necessidade. “Quando comecei a estudar o potencial econômico e de desenvolvimento dentro das comunidades vulneráveis, conheci muitos empreendedores que deram certo e entendem muito de gestão, marketing, pessoas e finanças, mas de forma empírica. Aliás, na maioria das vezes, eles nem sabem que sabem”, conta Vinicius.
Ele propôs-se, então, a formatar a By Necessity como forma de contribuir para minimizar a lacuna entre prática e teoria e entregar – a quem quer ou precisa – conhecimentos básicos, porém fundamentais, para a abertura e a gestão bem-sucedida de um negócio. Considerando as marcas já obtidas pela metodologia no Brasil e no mundo, ficam evidentes sua pertinência e eficácia. Iniciativas variadas, desenvolvidas em parceria com organizações públicas ou privadas, levaram a By Necessity a mais de 172 mil pessoas, de 27 países, em quatro dos cinco continentes.
A maior parte dos atendidos com as capacitações são residentes de áreas carentes (de educação, infraestrutura, serviços, equipamentos públicos) – ou seja, pessoas que convivem com a vulnerabilidade socioeconômica e para quem as barreiras no mercado de trabalho costumam ser mais elevadas. “Uma pesquisa recente divulgada pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) revelou que 30% dos microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Isso só confirma o que as vivências do dia a dia colocam em evidência: empreender é uma (talvez a única) alternativa para muitas pessoas, e essas pessoas estão dispostas a conquistar melhores condições de trabalho e de vida”, avalia Vinicius.
Impactos
Até meados de 2024, os resultados quanti e qualitativos coletados entre os mais de 172 mil alunos que já passaram pelas aulas By Necessity indicam ganhos tangíveis e intangíveis. Em torno de 97% dos alunos já empreendem ou afirmam que irão empreender, 25% relatam um aumento em sua renda inicial depois de participar do curso e 8% geram empregos em seus empreendimentos.
E os impactos vão além das finanças: 95% melhoram a vontade de estudar, 84% buscam novas qualificações após o curso, 47% afirmam que passaram a fazer mais refeições após as aulas e 14% conseguem abrir planos de saúde. “O fator necessidade é o ponto comum na origem da maior parte dos empreendimentos, formalizados ou não, especialmente em comunidades vulneráveis. Todos são superimportantes, pois ajudam a levar bem-estar e desenvolvimento para as famílias, para as vizinhanças, para os bairros. Trata-se de movimentar recursos financeiros e humanos, de criar oportunidades”, descreve o criador da By Necessity.
Etapas
A metodologia compreende 11 etapas (veja abaixo) ao longo das quais os alunos entram em contato com princípios básicos da administração, como finanças, marketing e recursos humanos. O itinerário foi criado por Vinicius a partir de adaptações de contribuições de autores variados, bem como de suas experiências pessoais e dos conhecimentos que registrou ao interagir com empreendedores em comunidades brasileiras e argentinas. O objetivo era chegar a um resultado capaz de atender a quem precisa de dinheiro com urgência.
As dez primeiras etapas da By Necessity são percorridas em cinco dias de aula, presenciais ou virtuais. Quem chega ao final das aulas, sai com um plano de negócios formulado. A média de participantes que terminam os cursos com planejamentos – ou seja, prontos para colocar a mão na massa – é de 70%. “O índice alto está relacionado, entre outros fatores, à capacidade dos tutores de passar os conteúdos de forma atrativa e eficiente, com muita troca de informações e experiências com os alunos”, descreve o presidente do Grupo Besouro.
Na maioria dos casos, as pessoas que conduzem as capacitações vivem, viveram ou têm vínculos fortes com as comunidades atentidas. Muitos também experenciaram o empreendedorismo na prática. Isso tudo favorece a empatia e o sentido de colaboração com os que frequentam os cursos. “Os tutores são capacitados pela própria Besouro para aplicar a By Necessity. Queremos que eles e os alunos sintam-se reconhecidos e respeitados, confiantes para compartilhar ideias, angústias e sonhos durante os encontros. Todos têm potencialidades e condições de serem protagonistas”, sentencia Vinícius.
Depois de concluídas as aulas, começa a 11ª etapa da By Necessity: o período de incubação. Ao longo de três meses, os alunos são acompanhados por consultores especializados em negócios, acessíveis por e-mail, telefone, WhatsApp e em novos encontros presenciais. Esses profissionais orientam os empreendedores na execução dos planos de negócios. A ideia é incentivá-los, mas principalmente corrigir rotas e ampliar as chances de sucesso. “Após esse período, seguimos em contato por um ano com aqueles que, de fato, optaram por se dedicar aos negócios. Assim, sabemos sobre como as suas vidas melhoraram ou não em diversos aspectos, da alimentação à frequência em atividades culturais, a partir das capacitações”, detalha Vinicius.
Parceiros de sonhos e realizações
Crença no empreendedorismo como ferramenta de transformação socioeconômica motiva organizações a contribuírem com a difusão da By Necessity
Entre clientes e ONGs parceiras, dezenas de organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, acreditam na By Necessity e apoiam sua disseminação. A relação de parceiras inclui de pequenas entidades a empresas gigantes que compartilham o entusiasmo em relação ao empreendedorismo como ferramenta de transformação socioeconômica. “A metodologia nasceu inspirada pela realidade de lugares com problemas, e hoje ajuda comunidades do mundo inteiro a se desenvolverem. É um orgulho muito grande ver isso acontecer”, afirma Vinicius.
O autor da By Necessity acredita que o êxito da metodologia em muitas regiões e países se justifica por alguns atributos em especial. Um deles é o “sentido de urgência” – ou seja, a capacidade de ajudar a empreender rapidamente. Outro é o fato de a By Necessity reconhecer e valorizar a força da economia e o potencial das pessoas que estão na base da pirâmide. Por fim, a linguagem simples, que combina teoria e prática e permite absorver conhecimentos básicos e indispensáveis para ter e manter negócio, torna a By Necessity acessível, pertinente e fácil de ser replicada.
Uma das companheiras de longa data da Besouro nessa empreitada é a Gerdau, gigante brasileira da siderurgia. Desde 2019, a aliança que originou o programa Gerdau Transforma já capacitou 22 mil pessoas na metodologia de forma gratuita – no Brasil, no Peru, no México e em outros países em que a companhia atua. Além de turmas regulares, são ofertadas algumas para grupos específicos, como pessoas LGBTQIA+, pessoas negras e mulheres, entre outros grupos em geral mais afetados por discriminação e falta de oportunidades. Apenas em 2023, quinto ano do Gerdau Transforma, o projeto viabilizou a formatura de 1.477 alunos em 30 turmas.
A By Necessity também é o ingrediente principal do Meu Trampo é Empreender, iniciativa vigente na cidade de São Paulo (SP) desde 2023. Nesse caso, a companheira no projeto é a Prefeitura Municipal da maior cidade do país, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O objetivo é levar o empreendedorismo a jovens paulistanos de 18 a 24 anos em condições de vulnerabilidade, para que possam se tornar ou aprimorar seu trabalho como micros e pequenos empreendedores. Até o momento, mais de 20 mil jovens moradores de São Paulo já passaram pelas turmas do Meu Trampo, e cerca de 10 mil foram até o fim do período de incubação.
Outra parceria relevante da Besouro com o poder público brasileiro, neste caso o Governo Federal, viabilizou a realização do projeto Horizontes para Jovens Indígenas, maior iniciativa pública de fomento ao empreendedorismo entre povos originários já realizada no país. Ao todo, o projeto percorreu 8 estados e atendeu 8 mil pessoas de nove etnias indígenas no Brasil. O trabalho respeitou os valores ecológicos e culturais dos povos atendidos, ou seja, encorpou a sustentabilidade, as idiossincrasias das comunidades e a utilização de recursos naturais nativos das regiões para fomentar práticas empreendedoras.
By Necessity pelo mundo
A By Necessity atravessa fronteiras e oceanos: a metodologia já foi aplicada em 27 países nos continentes americano, europeu, asiático e africano. “A beleza da diversidade entre e no interior das nações não anula o fato de que, em vários aspectos, somos muito parecidos. Por exemplo, quando falamos em empreendedorismo por necessidade, há uma linguagem, um apelo, quase universal que atravessa as sociedades de maneira similar, especialmente aquelas que convivem com problemas socioeconômicos e desigualdades mais latentes”, avalia Vinicius.
Em julho deste ano, por exemplo, a By Necessity chegou à Nigéria com o programa Youth Entrepreneurship for Development, realizado em parceria com a Global Peace Foundation. Também na África, uma das experiências mais gratificantes com a aplicação da metodologia deu-se por intermédio de um acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com o seu Fórum da Juventude da CPLP (FJCPLP). A parceria levou a By Necessity a Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique (à lista soma-se, ainda, Timor-Leste, na Ásia).
As 11 etapas da By Necessity
A By Necessity é uma metodologia exclusiva da Besouro, registrada no Ministério de Cultura, na Biblioteca Nacional e no escritório de direitos autorais. Ela prevê dez etapas em sala de aula (virtual ou presencial), ao longo de 30 horas, seguidas por 90 dias de incubação. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
- Meu sonho: alunos são convidados a pensar sobre aspirações, sobre o que é empreender, sobre a importância de redes de relacionamentos e a respeito dos desafios, mas também das oportunidades, de ter um negócio próprio.
- Meu Perfil: instiga-se os participantes à reflexão sobre suas características como potenciais donos de um negócio, incluindo, por exemplo, se são mais planejadores ou executores.
- Minhas Ideias: trata de criatividade e inovação e inclusão, e sugere que os estudantes elenquem ideias de empreendimentos que gostariam de ter e acreditam ser viáveis.
- Meu Negócio: a proposta é pensar em características do empreendimento, nos motivos para abri-lo e nos diferenciais que ele trará, bem como refletir sobre empresas que são referência de qualidade nos seus ramos de atuação.
- Minha Marca: os participantes são estimulados a à criação de marca e slogan, e aprendem sobre cores, tipologia, imagem, etc. Ao final do período de aulas, os recebem uma logomarca para seus negócios, elaboradas a partir dos briefings feitos por eles por designers profissionais da Besouro.
- Minha Pesquisa: aborda os assuntos pesquisas, público-alvo, definição de produtos/serviços e fornecedores, e identificação de Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças (com a elaboração de uma matriz FOFA).
- Minhas Vendas: abordagem recai sobre Produto, Preço, Praça e Promoção, ou seja, sobre os pilares do marketing, bem como sobre formas de pagamento, comunicação on e offline e definição de local do empreendimento (que pode ser virtual, também).
- Meu RH: como o nome explicita, tange às possibilidades de abertura de empreendimento sozinho ou com sócios e questões vinculadas a talentos, contratações, encargos sociais, legislação trabalhista, motivação da equipe, etc.
- Minhas Finanças: temas como custos fixos e variáveis, lucros, fluxo de caixa, investimentos, capital de giro, entre outros, pautam a etapa.
- Minha Análise: é o espaço para os participantes concretizarem os planos de ação, com a definição dos passos a serem dados, como, por exemplo, aprofundar pesquisas de mercado e definir as formas de divulgação do negócio. Os alunos também recebem orientações sobre a formalização dos empreendimentos e as vantagens associadas a isso.
- Incubação: Começa depois dos cinco dias de aula. Quem opta por abrir um empreendimento recebe assessoria, durante três meses, de consultores especializados para tirar dúvidas, solucionar dificuldades e avançar com seu negócio.
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