Ano novo, vida nova
A chegada de um novo ano costuma ser um momento de expectativa, de recomeço, de dar vida a novos planos. Mas no Brasil, onde 31,6% da população vive em situação de pobreza (com renda equivalente a R$ 637 mensais), nem todos têm acesso às ferramentas necessárias para colocar em prática seus sonhos.
É pensando nessas pessoas que vivem na base da pirâmide que a Agência Besouro desenvolve projetos de educação empreendedora. Por meio de aulas presenciais ou online e um período de incubação de 90 dias, a organização busca fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos consigam abrir seus próprios negócios a zero ou baixo custo.
Cada iniciativa é realizada em conjunto com instituições e empresas parceiras, em diferentes lugares do Brasil e do mundo, e atende a segmentos diversos da população. Em 2023, foram desenvolvidas capacitações exclusivas para migrantes, pessoas LGBTQIA+, mulheres e mães solo, jovens, povos tradicionais, entre outros grupos, contando com a parceria de organizações como Instituto Gerdau, Agência da ONU para as Migrações (OIM), Sebrae e Instituto BAT.
A ideia é colaborar para a transformação social e econômica a partir do empreendedorismo, com fomento aos micro e pequenos negócios. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae evidencia que são esses empreendimentos os principais responsáveis pela criação de empregos com carteira assinada no Brasil (média de 3.670 vagas formais geradas a cada dia). Outros estudos realizados pela entidade revelam que o empreendedorismo representa uma via para a conquista de emprego e renda e, inclusive, para o desenvolvimento do país, impulsionando o PIB nacional.
Além dos números nacionais, o reflexo do estímulo ao empreendedorismo pode ser percebido na vida dos milhares de alunos que participaram das capacitações oferecidas pela Besouro. Foi a partir da formação no Porto+Criativa, resultado da parceria com o Grupo Carrefour Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que Anderson Silva aprendeu mais sobre captação de recursos - um conteúdo essencial para que ele possa seguir adiante com o projeto Samba dos Amigos, um serviço de festas e entretenimento cuja renda é revertida para ações sociais em favor da comunidade onde mora, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre (RS).
O empreendedorismo também ajudou a transformar a vida de Zoé da Silva Braz, vice-presidente de uma cooperativa de moradores da Ocupação Vida Nova, no bairro da Restinga, na capital gaúcha, onde aconteceu a formação do projeto Tua Vida Nova em setembro deste ano.
Foi a partir do curso que a líder comunitária decidiu abrir um espaço múltiplo com venda de açaí, sorvetes, ferramentas e roupas. Para Zoé, além de uma alternativa para melhorar as finanças, o negócio é uma escolha que irá beneficiar os vizinhos, pois a ocupação, onde vivem 450 pessoas, é um lugar com muita pobreza e carência de acesso a produtos e serviços. “Aprendemos muito. O curso trouxe muita segurança, não só para mim, mas para todos os moradores da comunidade. Beneficiou principalmente as mulheres, que agora vão saber como empreender. Abriu vários caminhos pra gente”, avalia.
Zoé também destaca que o curso oferecido em parceria com o Instituto Mari Johannpeter e apoio do Instituto Calábria veio justamente em um momento em que, por conta de uma decisão administrativa favorável à regularização fundiária, os moradores da Ocupação poderão começar a pagar por seus terrenos e fixar-se definitivamente no local, o que dará a eles mais segurança para investirem em seus negócios.
Assim como Anderson e Zoé, os projetos da Besouro colaboraram para que milhares de empreendedores pudessem se desenvolver e gerar renda a partir de suas próprias ideias. À medida que nos despedimos de 2023 e olhamos para o futuro, projetamos continuar nossa missão, alcançando mais pessoas no Brasil e no exterior, capacitando sonhos e contribuindo para um futuro mais próspero e transformador em 2024.
Foto de capa: Projeto Circuito Empreenda Mais CDL, foto de Mário Silvestrini
Visualizações