Aluna do Empreenda Rio inova no ramo de semijoias com marca de acessórios em aço inox

Cynthia Pessôa criou a marca Beleza de Aço para oferecer peças que unem qualidade e preço acessível
Levar uma alternativa de beleza com peças de qualidade e custo acessível, especialmente para quem tem alergia a bijuterias, é o propósito do negócio de Cynthia Pessôa, 48 anos. Moradora da comunidade do Batan, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela fundou a Beleza de Aço (@belezadeacorj) e comercializa acessórios como brincos, alianças, cordões, braceletes e pulseiras feitos de aço inox.
O empreendimento nasceu em janeiro de 2021, a partir da experiência pessoal de Cynthia e de suas duas filhas, que sempre foram alérgicas à bijuteria. A busca por acessórios que não causassem reações, sem depender de peças de ouro ou prata, mais caras e inacessíveis, levou à descoberta do aço inox. “Éramos três mulheres com idades e gostos diferentes que precisavam de um produto possível de usar e pagar. Primeiro, resolvi nossa dor. Depois, percebi que outras pessoas tinham o mesmo problema. Vi a oportunidade de negócio e resolvi investir”, conta.
Cynthia chegou ao Empreenda Rio no início de 2025, em busca de aprimorar sua gestão. Ao começar a trabalhar com revendedoras, viu a necessidade de melhorar organização, planejamento e contabilidade para expandir com solidez. Apesar de já contar com algumas pessoas na equipe, ainda acumulava quase todas as tarefas: vendas, pesquisa de preços, contato com fornecedores, produção de imagens e preparo de pedidos. “Em vez de uma empresa, estava me tornando a legítima ‘eu presa’. Vi que precisava ser menos vendedora e mais gestora, sair um pouco do time de vendas para avaliar compras, projetar metas e acompanhar as revendedoras, se realmente quisesse crescer”, reconhece.

Outro apelo para participar da iniciativa foi a realização das aulas na comunidade do Fumacê, próximo ao local onde mora. “Eu queria essa oportunidade de encontrar pessoas com propósitos parecidos com os meus. O fato de o curso ser gratuito e não precisar investir tempo e dinheiro com transporte também contribuiu muito. Não é toda hora que a gente vê uma oportunidade como essa nas comunidades”, destaca a aluna.
Hoje, ela comemora os resultados obtidos a partir da capacitação. Graças às orientações e aprendizados do curso, Cynhtia adquiriu um sistema adequado para gerir os estoques e melhorou a precificação dos produtos. “Avaliei produto por produto e fui adaptando algumas coisas. A gente estava muito no zero a zero, agora conseguimos esse respiro, e o lucro está aumentando”, relata a empreendedora.

Para o futuro, o sonho de Cynthia é que sua marca, a Beleza do Aço, chegue a ter pelo menos 30 revendedoras. Mesmo sabendo que ainda tem muitos passos pela frente para atingir seus objetivos, ela está realizada com seu empreendimento. “Às vezes, a gente se coloca pequeno porque não tem um carro na garagem, por exemplo, mas é muito gratificante poder auxiliar pessoas que têm a mesma dificuldade que eu tinha e não conheciam essa alternativa. É um gosto especial, que vai além da venda… Tem a ver com ajudar a empoderar as pessoas, a fazer a diferença na autoestima e na vida de cada mulher”, diz a empreendedora satisfeita.
A empreendedora finaliza agradecendo a oportunidade de ter participado do Empreenda Rio e já sonha com uma nova edição da capacitação. “O curso me conectou com professores de alto nível e alunos-empreendedores fantásticos! Ofereceu o network que eu buscava, forneceu muitas ferramentas e embasamento. Agradeço demais a quem esteve aqui com a gente, em um lugar tão esquecido, tão desvalorizado. Melhor mesmo só um Empreenda Rio 2 para avançar e renovar tudo aquilo que aprendemos”.
Visualizações