2025 em perspectiva: um ano de crescimento com propósito

6 de janeiro de 2026 - 0 min pra ler

Com a virada de ano, é comum “passar a régua” para analisar o que foi planejado, o que foi feito e o que vem pela frente. Em 2025, o balanço do Grupo Besouro termina, mais uma vez, com saldo positivo, viabilizado pelo trabalho qualificado de seus profissionais, espalhados por todo o país. O desempenho favorável reflete, ainda, a criação e o estreitamento de relacionamentos com poderes e órgãos públicos, empresas privadas e outras instituições para a elaboração e a execução de iniciativas que democratizam o acesso a saberes e competências relacionadas prioritariamente ao empreendedorismo e às demandas do mercado de trabalho hoje e no futuro. 

Além de novos projetos lançados, muitos dos iniciados em anos anteriores continuaram ou já foram renovados para os próximos períodos. Isso reforça a pertinência deles e a credibilidade que o Grupo construiu entre parceiros e atendidos nas suas ações, no Brasil e fora dele. Nesse post, mencionamos apenas algumas de muitas iniciativas de sucesso que contribuíram para fortalecer ainda mais a presença e atuação do Grupo Besouro.

No que se refere às geografias em que atua, o Grupo Besouro inaugurou um escritório em Belém (PA) para reforçar seu trabalho de prospecção de alianças e para qualificar ainda mais as atividades e cursos, como os ofertados pelos projetos Bora Pra Cima e Sebrae Ilhas  - Transformação Empreendedora, já em andamento. Em paralelo, as sedes já em operação no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso consolidaram e ampliaram suas frentes de atuação, com a renovação de projetos estratégicos, a construção de novas parcerias e a implementação de novas iniciativas, expandindo o alcance do Grupo para mais cidades, territórios e comunidades beneficiadas.

sebrae-ilhas.jpeg
Uma das turmas do Sebrae Ilhas, que atendeu alunos residentes na região das ilhas de Belém

No cenário internacional, a organização computa agora 29 nações atendidas ao longo de sua trajetória, pois desembarcou pela primeira vez na Etiópia, onde esteve à frente do Peacebuilding through Entrepreneurship - Ethiopia (Construção da Paz através do Empreendedorismo na Etiópia). Em 2025, o Grupo também voltou a outros países africanos, como Nigéria, Libéria e Tanzânia, para impulsionar o empreendedorismo, especialmente entre jovens. Destacou-se, ainda, a atuação na América Latina, com o projeto Gerdau Transforma, executado em conjunto com a maior empresa brasileira produtora de aço desde 2019, que formou turmas na Argentina, no Peru e no México, além de ter continuado forte dentro das fronteiras nacionais.

Inovação

Marco importante nos últimos meses do Grupo Besouro foi o início da aplicação da nova versão da By Necessity, metodologia que norteia a maioria de seus projetos e que está no radar de entidades públicas e privadas quando o objetivo é fomentar a educação empreendedora. Em um contexto marcado por transformações em ritmo acelerado, no qual todos precisam se manter atualizados – e atualizar-se continuamente –, a metodologia precisava evoluir, sem perder sua essência. Assim, a By Necessity segue estruturada em 10 etapas, mantém o período de assessoria especializada aos egressos e o foco na viabilização de planos de negócios consistentes e de baixo investimento, mas passa a contar com linguagem mais direta e materiais didáticos renovados, tanto no visual quanto nos conteúdos, que agora incluem temas como Produto Mínimo Viável (MVP), sazonalidade, pitch de vendas, proposta comercial, identidade de marca, modismos e tendências de mercado.

by-necessity.jpg
Vinicius Mendes Lima, presidente do Grupo Besouro, no lançamento da nova metodologia By Necessity

Ainda nessa esteira de inovações, o Grupo apresentou a B.I.A. (Besouro Inteligência de Apoio), consultora virtual que utiliza inteligência artificial para apoiar alunos egressos dos cursos de empreendedorismo. Acessada via WhatsApp, a ferramenta entra em ação após os 90 dias de consultoria previstos na By Necessity e amplia o acompanhamento por mais nove meses, oferecendo orientações personalizadas sobre precificação, marketing digital, vendas, MEI, redes de contato, produtividade, análise SWOT, entre outros temas. Em novembro, por sua vez, os alunos Besouro passaram a contar com mais uma aliada digital: o lançamento de uma nova plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida internamente para facilitar o acesso aos cursos na modalidade online e ampliar o alcance das formações oferecidas.

Empreendedorismo

Por acreditar no poder transformador da educação empreendedora, o Grupo Besouro esforça-se para difundir essa convicção entre outras organizações e comunidades e, dessa forma, estimular o bem-estar individual e coletivo. Em 2025, na cidade de São Paulo, o projeto Meu Trampo, em parceria com a prefeitura, por exemplo, superou a marca de 20 mil jovens certificados desde que foi inaugurado. Já no Rio de Janeiro, milhares de moradores em situação de vulnerabilidade foram beneficiados por projetos como Empreenda Rio e AceleraRio, iniciativas viabilizadas pela aliança com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. 

meu-trampo.jpg
Projeto Meu Trampo superou a marca de 20 mil alunos certificados
empreenda-rio.jpg
Alunos de uma das turmas formadas pelo Empreenda Rio

Sobressaiu, também, a atuação do Grupo Besouro no Rio Grande do Sul, estado que ainda enfrenta os impactos das enchentes de 2024, que atingiram mais de 90% dos municípios gaúchos. Ao longo do ano, projetos como Mulheres Transformam*, Avança Mulher Empreendedora, Empreendedoras Braskem, Rio Grande Empreendedora e Refugiadas Empreendedoras favoreceram centenas de mulheres – naturais do estado ou imigrantes – ampliando suas condições de iniciar, estruturar e gerir negócios próprios em um contexto de reconstrução social e econômica.

54901449847_78176e03cf_c.jpg
Alunas do projeto Avança Mulher Empreendedora, moradoras de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul

Inclusão e equidade

Há anos, a organização mantém um compromisso consistente com a oferta de projetos e turmas dedicados a grupos historicamente expostos a desigualdades, com destaque para o público feminino. As mulheres ainda enfrentam desvantagens estruturais em relação aos homens em áreas como mercado de trabalho, acesso à renda, saúde e exposição à violência. Esse cenário orienta a atuação do Grupo Besouro tanto no apoio a espaços de formulação de políticas públicas – como a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro – quanto no desenvolvimento de soluções práticas voltadas à mudança dessa realidade. Esse trabalho foi formalmente reconhecido ao longo do ano: em abril, o Instituto Besouro recebeu o Selo Empresa Amiga da Mulher, concedido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, e, em agosto, a Agência Besouro foi agraciada com o selo EmFrente Mulher 2025, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Também ganhou destaque, no período, a atenção dedicada pelo Grupo Besouro à capacitação e à geração de renda para a população LGBTQIAPN+, ainda amplamente exposta à discriminação no mercado de trabalho, à rejeição familiar e a obstáculos no acesso à educação e à saúde. Projetos voltados a esse público incluíram o Negócios de Orgulho e o Empreende LGBTQIA+ SP, realizados, respectivamente, em São João do Meriti (RJ) e em diferentes localidades do estado de São Paulo. As iniciativas buscaram abrir novas possibilidades no campo do empreendedorismo, ampliando perspectivas de autonomia econômica e inserção social para essa comunidade.

empreende-lgbtqia-sp.jpeg
Alunas da turma exclusiva para mulheres trans do projeto Empreende LGBTQIA+ SP

Futuro do Trabalho

O pilar de atuação Educação para o Futuro do Trabalho tornou-se mais robusto ao longo do período, impulsionado pela continuidade e pela consolidação de iniciativas estratégicas. Permaneceram em execução, sempre acompanhados de aprimoramentos, o projeto Edu 4.0, em escolas municipais de Porto Alegre (RS), e os Espaços da Juventude (EJ), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Este último compreende a manutenção de uma rede de sete módulos educacionais voltados à oferta de cursos gratuitos em áreas relacionadas à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo. Em três anos, mais de 40 mil jovens já passaram por esses espaços formativos. As novidades nos EJs são constantes e, ao longo do ano, incluíram o lançamento do game Favela Run, desenvolvido pelo Grupo Besouro como uma ferramenta lúdica e conectada à realidade carioca para a imersão no universo do empreendedorismo.

Em 2025, foram celebrados os aniversários de um ano de dois projetos altamente demandados e reconhecidos por seu potencial de formação e transformação de talentos. Um deles é a Casa da Inovação Ziraldo, em Queimados (RJ), onde o Grupo Besouro responde pela execução de sete cursos oferecidos gratuitamente à comunidade, incluindo robótica, criação de games, marketing digital e programação de aplicativos. Desde sua fundação, o equipamento público já recebeu mais de 8 mil candidaturas para as vagas disponibilizadas por meio de edital público – número que representa mais de 5% da população do município.

54899598360_b9cfe84657_c.jpg
Alunos da Casa da Inovação apresentando projeto no dia da formatura

O outro empreendimento educacional e social que completou seu primeiro ano de atuação foi o InTec – Núcleo de Extensão Educacional, localizado em Flores da Cunha (RS). Inaugurado em meados de 2024, o espaço recebe diariamente mais de 300 alunos da rede pública e jovens aprendizes, que participam de oficinas em áreas como informática para negócios, desenho digital, design de games, atletismo, fábrica de startups, manufatura 3D, dança e teatro, entre outras. 

Por fim, 2025 marcou a consolidação do Agro Maker, que formou suas turmas pioneiras nos municípios de Cáceres (MT) e Pontes e Lacerda (MT). Voltado à qualificação no – e para o – campo brasileiro, um dos pilares da economia nacional, o projeto oferece uma matriz curricular abrangente. Os conteúdos contemplam tanto temas diretamente ligados à produção agropecuária quanto aspectos fundamentais para a atuação “além das porteiras”, como finanças, produção sustentável, permacultura, pilotagem de drones, técnicas de cultivo, precificação, manejo e empreendedorismo rural.

agromaker-caceres.jpg
Alunos do Agro Maker, polo Cáceres/MT

Sucesso coletivo

Se, por um lado, o ano foi de avanços para o Grupo Besouro, terminou marcado pelo reconhecimento dos aliados e parceiros na tarefa de construir sociedades mais justas e iguais. O Prêmio Parceiro Besouro, em sua primeira edição, foi entregue a 15 escolhidos, entre entidades e pessoas físicas, nos estados da Bahia, do Pará, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Os reconhecimentos distribuíram-se entre as categorias “Número de pessoas beneficiadas”, “Compromisso e engajamento”, “Diversidade do público”, “Disponibilidade do espaço” e “Frequência do apoio ou facilidade e agilidade”.

premio-parceiro-besouro.jpg

O Prêmio Parceiro Besouro reforça que os resultados alcançados ao longo do ano foram fruto de construção coletiva. Ao valorizar alianças, trajetórias e compromissos compartilhados, o Grupo Besouro mostra que o impacto social passa, necessariamente, por caminhar junto, fortalecendo parcerias, somando esforços e renovando, a cada ciclo, o propósito de gerar oportunidades e transformar realidades. 

Seguimos juntos em 2026!
 


Visualizações