Avança Mulher Empreendedora vai capacitar 500 gaúchas em situação de vulnerabilidade
Iniciam em outubro as primeiras turmas do projeto Avança Mulher Empreendedora, criado para promover o empreendedorismo e o empoderamento entre mulheres gaúchas em situação de vulnerabilidade, especialmente as que foram atingidas pelo desastre climático ocorrido em maio deste ano no Rio Grande do Sul.
O projeto é uma parceria da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul do RS (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (SEIDAPE), com participação da Agência Besouro de Fomento Social e outras entidades públicas e privadas.
Como integrante da iniciativa, a Agência Besouro vai capacitar 500 mulheres em cursos presenciais de empreendedorismo utilizando a metodologia By Necessity, concebida para possibilitar a abertura de novos negócios em um espaço de tempo breve e com zero ou baixo custo.
O projeto-piloto atenderá 16 comunidades no estado. Entre os objetivos, estão fomentar a abertura de novos negócios entre as mulheres beneficiadas e aumentar o faturamento de negócios já existentes, além de fortalecer vínculos dentro da comunidade e estimular a economia local. As cinco primeiras turmas serão destinadas a mulheres diretamente afetadas pelas chuvas e moradoras de Canoas e Porto Alegre ou acolhidas em Centros Humanitários de Acolhimento (CHA’s).
De acordo com Danielle Trevizan, coordenadora de projetos da Besouro, o resultado esperado é a geração de renda e autonomia das mulheres, além de um impacto social positivo nas comunidades. “Quanto mais unirmos forças – setor público, setor privado e terceiro setor – mais mulheres poderemos ajudar a reerguer os seus empreendimentos, dando a elas oportunidade de superar de alguma forma o trauma que viveram. A capacitação irá contribuir para geração de renda a partir de seus próprios produtos e serviços e, dessa forma, haverá um impacto nas comunidades onde vivem, ajudando a diminuir problemas sociais importantes como pobreza e criminalidade”, avalia a coordenadora.
Sobre o Avança Mulher Empreendedora
O Avança Mulher Empreendedora foi inicialmente lançado em março com o objetivo de promover o empoderamento feminino em comunidades periféricas. A partir do desastre climático ocorrido em maio, a iniciativa foi reestruturada para atender as empreendedoras vítimas das enchentes e auxiliá-las na reconstrução de seus negócios.
O projeto faz parte do Programa RS Seguro, programa transversal criado pelo governo do Rio Grande do Sul para reduzir indicadores criminais por meio da focalização territorial. O programa é estruturado em quatro eixos: combate à criminalidade; políticas sociais, preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão e valorização profissional; e sistema prisional.
As ações são executadas de forma articulada e integrada com o envolvimento de diversos atores públicos e da sociedade civil, priorizando os 23 municípios com os maiores índices de violência e criminalidade do estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Tramandaí e Viamão.
Visualizações